SORRINDO PRA VIDA - 10/08/2016

Somos chamados ao perdão, a fazer a diferença

O cristão que segue os caminhos do Senhor, perdoa de forma sincera e verdadeira

Padre João Marcos Polak, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orienta-nos a fazermos a diferença, seguir ao Senhor e perdoando quem nos fez mal.

.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Lucas  6,27-36:

“Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,  abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica. Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames. O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”    

Somos chamados ao perdão, chamados a fazer a diferença

Foto: Arquivo/cancaonova.com

No início desta partilha da palavra, preciso dar uma notícia para todos vocês, uma notícia não muito boa de que todos nós vamos morrer. Certo, padre, essa é a verdade mais profunda que temos, nossa maior certeza! Mas eu lhe pergunto: sabendo disso, sabendo que, a cada dia que passa, seu tempo neste mundo diminui, como você o tem vivido? Que diferença tem feito na vida do outro?

Muitas vezes, questionamo-nos sobre a razão de vivermos neste espaço de tempo, sobre o fato de Deus ter nos escolhido para o “hoje”, quando muitas pessoas dizem que antigamente era melhor. O Senhor nos escolheu para vivermos neste tempo com um único e enorme propósito: fazer a diferença aqui, agora. Ele nos escolheu para sermos sinais d’Ele na vida do outro, testemunhando Cristo e Seu Evangelho.

Somos chamados a assumir nossa missão com perseverança e firmeza, para que sejamos realmente sinais de Deus. Esse é o nosso compromisso com Ele, de assumirmos nossa cruz e seguirmos Jesus, seja qual for o peso de nossa missão, pois não podemos seguir o Evangelho mais ou menos, mas no todo. Foi para realizar essa missão que Deus nos escolheu.

O Senhor nos ama, e nós precisamos acreditar nisso de forma concreta. Ele nos ensina que nossa primeira missão é a família, é por ela que devemos começar a ser sinal de Deus. Não posso fazer isso na vida do outro se não formos, antes, o sinal de Deus dentro da nossa própria casa.

Quando falamos de perdão, partimos muito para a parte teórica, mas precisamos também realizar a prática. Nós não podemos falar de perdão se não perdoarmos nem buscarmos ser perdoados. Precisamos nos assumir como filhos amados de Deus, a fim de que possamos amar o próximo de forma concreta, pois ninguém dá aquilo que não tem.

Desde o ventre de nossa mãe, Deus nos amou e escolheu. Antes mesmo da criação do mundo, ele já pensava em nós e saiba que tínhamos um valor enorme, pois fomos comprados por um alto preço, o preço do Sangue do Cordeiro. Porém, mesmo sendo infinitamente amado por Ele, se não tivermos uma vida de oração, poderemos esquecer, pois sem uma experiência com a Palavra e com o Senhor fica muito difícil colocar em prática o Evangelho.

Digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam”

Para realmente conseguirmos perdoar, temos de nos atentar para cinco pontos:

1 – É preciso entender que, para o cristão, perdoar não é uma escolha, mas uma ordem. Ele nos pede para perdoarmos 70 vezes 7, pois quando rezamos o Pai-Nosso, devemos rezar como um todo, pois pedimos a Deus que nos perdoe assim como perdoamos aquele que nos fez mal, entregando-nos a Deus e não parando na limitação do próximo.

2 – Perdão não é sentimento, mas decisão. Se você esperar ter vontade para perdoar alguém, nunca conseguirá. Não podemos avaliar se a pessoa merece perdão ou não, isso não interessa para o cristão. Jesus, até no momento de Sua Morte, perdoou dizendo “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”. Esse deve ser nosso maior exemplo, pois ou perdoamos de coração ou, infelizmente, nosso fim será o inferno.

3 – Perdão só de palavra não é perdão, não pode ser algo da boca para fora, sem sinceridade. Perdoar é rezar sempre por aquela intenção e por aquela pessoa, a fim de que nosso coração também possa se curar.

4 – Perdão não é esquecimento. Quem perdoa se lembra do que aconteceu, mas toma a decisão de perdoar. Não há como esquecer, porque temos memória, mas a decisão de amar e perdoar deve ser maior, esse é o caminho para liberdade interior.

5- O perdão faz bem a quem perdoa, é o caminho para a paz interior. Temos de perdoar sem esperar nada em troca, pois como a palavra nos ensina, nossa recompensa será grande.

Não vou dizer a você que seja fácil perdoar, pois como eu disse anteriormente, perdão é decisão que precisa ser diária. Muitas vezes, é preciso renovar o perdão. Assim como também precisamos ter a humildade de, quando errarmos, reconhecermos o erro e buscarmos o perdão, o recomeço, pois esse é o caminho do cristão.

Por fim, saiba que o mundo de hoje está cheio de palavras e opiniões, mas Deus nos chama a dar nosso testemunho, a fazer a diferença nesse tempo.

João Marcos Polak
Sacerdote Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova