SORRINDO PRA VIDA - 08/08/2016

Amar exige sacrifícios em favor do outro

Vale a pena sacrificar-se quando o fruto é garantido, pois amar exige sacrifícios

Na manhã desta segunda-feira, 8, às 8h, o missionário Márcio Mendes refletiu sobre os sacrifícios que o amor exige.

.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

Amar exige sacrifícios em favor do outro

Foto: Arquivo Canção Nova

Medite a Palavra de João 12,27-32:

“Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora. Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós. Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.”

“É mais fácil construir pontes do que levantar muros.” (Papa Francisco)

Jesus é a grande ponte que nos une a Deus, mas isso não se faz sem sacrifícios. Às vezes, pensamos que apenas nós ficamos perturbados, mas quem está ao nosso lado também se perturba.

Estamos sofrendo, impacientes, mas nos esquecemos de que, no coração de quem está ao nosso lado, também há as mesmas preocupações, ou coisas ainda piores.

Não notamos que Nosso Senhor também enfrentou momentos de perturbação, e que esse momento foi registrado na Palavra, para que aprendêssemos o que fazer. E o que diremos? “Senhor, livre-me dessa hora” ou “Senhor, livre-me dessa responsabilidade”? Se viemos a este mundo para passar por tal situação, se esse é o desafio da nossa vida, por que vamos pedir a Deus que tire de nós a oportunidade de fazer a vontade d’Ele? Não! Vamos pedir: “Pai, glorifica o Seu nome”.

Todo sacrifício tem um preço

Não peçamos a Deus para nos livrar das lutas se elas serão para nós crescimento, sabedoria e salvação. De que vale o sacrifício se ele não tiver um preço? Vale a pena sacrificar-se quando o fruto é garantido, pois amar exige sacrifícios.

Quando nós nos sacrificamos por Deus, o fruto do sacrifício é a salvação.

Você que quer ser amado? Eu lhe dou uma dica: sem sacrifícios nunca vamos atrair as pessoas a nós nem a Deus. Não tem outro jeito, temos de nos sacrificar! Só conseguiremos aproximar as pessoas de nós quando estivermos repletos do amor de Deus. Só o amor pode nos levar a dizer: “Pai, glorifica o Seu nome”.

Como a tentação nos atormenta por meio da ilusão, fazendo-nos acreditar que não presta o que temos! Isso acontece para não glorificarmos a Deus na realidade de nossa vida.

Amar como o Senhor nos ama

Jesus tocava nas pessoas que ninguém queria tocar, Ele se colocava ao lado delas. Quando nos achegamos a Ele, essa é a primeira coisa que nos faz perceber: a força e a profundidade com que nos ama. Você sabia que Deus nos ama na profundidade de quem somos?

Essa Palavra nos revela que a cruz não é o fracasso do amor, mas a perfeição dele. Jesus subiu na cruz para que pudéssemos ver os braços abertos como um gesto de amor. O Espírito Santo e a Divina Providência estão construindo uma obra maravilhosa! Não estamos vendo, mas a misericórdia está acontecendo.

Você está sofrendo? Apesar disso, não deixe de amar. Cure o ódio em um abraço de paz. Lembre-se de que amar exige sacrifícios.

O amor desarma a violência. Ame em um abraço, para mostrar que o amor cura o pecado. Abraçar é trazer o outro para dentro do coração. Os braços de Jesus representam para nós o amor, são braços que abraçam sem sufocar.

Às vezes, matamos um amor que está nascendo, porque o sufocamos. Sem liberdade não há amor. Não crie na pessoa uma dependência em relação a você, porque isso é uma enfermidade. Uma pessoa adulta não pode depender de outra pessoa, porque essa dependência não deixa a pessoa se realizar.

Para amar é preciso investir

Quem ama investe e não aprisiona, não sabota a liberdade do outro, não o torna independente.

Se sua casa tiver amor, seus filhos nunca vão abandoná-lo. Se seu marido se sentir amado, ele nunca vai deixá-la. Ele pode até se sentir iludido por outras mulheres, porque a beleza encanta os olhos, mas a única maneira de mantê-lo ao seu lado é cativando seu amor. É sempre a falta do amor que leva a pessoa a fugir.

Quando alguém ama de verdade, sujeita-se aos piores sofrimentos. Quando amamos, dispomo-nos aos sacrifícios.

Jesus aguentou tudo para entendermos que o coração d’Ele está aberto para nós. Independente do que fazemos, o coração estará sempre aberto.

Marcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Letícia Barbosa

Saiba como ajudar a Canção Nova