SORRINDO PRA VIDA - 02/08/2016

Jesus olha para nós, Ele nos chama e quer mudar nossa vida

O Senhor não se escandaliza com aquilo que vê, mas, ao olhar para nós, enxerga além e projeta nosso futuro.

Padre Anderson Marçal, nesta terça-feira, dia 2 de agosto de 2016, no programa “Sorrindo pra Vida”, convida-nos a abrirmos nosso coração ao chamado do Senhor.

.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Mt 9, 9-13:

“E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”

Jesus te olha, te chama e quer mudar sua vida

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Esse chamado de Jesus a Mateus faz parte também da minha história vocacional, pois é possível percebermos claramente as ações do Senhor. Ele olha para Mateus, faz-lhe um chamado e, por fim, entra na vida dele. E mesmo vendo e tocando na realidade vivida pelo cobrador de impostos, Jesus não se escandaliza.

“Jesus, passando adiante dali, viu assentado, na alfândega, um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. Ele levantando-se e o seguiu.”

Quando o Senhor nos olha, ele não olha para o que somos ou para as atitudes que estamos tomando, mas olha além e vê o amor que somos capazes de contagiar. Jesus não para em nossas limitações momentâneas, mas nos projeta ao futuro, Ele nos vê lá. Assim, quando Jesus olha para Mateus, não enxerga um coletor de impostos, mas o evangelista, aquele que poderia contagiar as pessoas por meio do amor, aquele que levaria o Evangelho aos povos.

Ao me ver, lá atrás, naquela boate, ele não viu o garoto de programa que estava ali, não viu em mim aquele jovem fútil, pois Ele já enxergava o padre Anderson e sabia que do que eu seria capaz.

Após olhar para Mateus, Jesus fala com ele, chama-o não para apenas olhar, mas para ser uma pessoa melhor, assim como faz conosco. O Senhor nos chama para sermos esposas, maridos, padres, filhos melhores; Ele nos chama para que, próximos d’Ele, possamos experimentar o verdadeiro amor e para que nos sintamos amados.

Ao aceitarmos seguir Jesus, é preciso entender que isso significa permanecer com Ele, pois quem permanece é amado por Ele e sente a força desse amor. Não basta saber que somos amados, é necessário que nos sintamos assim. Quando Jesus chamou Mateus, quando olhou para ele, este homem se sentiu amado por Jesus. Saiba que, quando Jesus o chama, Ele chama, primeiramente, para que você se sinta amado, querido e atraído por esse amor, pois Ele o quer por perto.

“E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.”

Quando Jesus senta à mesa com Mateus, ele demonstra um sinal de intimidade, pois sentar à mesa, para os judeus, significa intimidade; e é dessa forma que Jesus entra na vida dele. Muitos publicanos e pecadores sentaram-se à mesa com Jesus e os discípulos.

Cristo era chamado de Mestre, alguém que conduzia um povo, uma pessoa que era vista como um cumpridor das leis de Deus. Mas como alguém, que cumpria essas leis, adentrava a casa de um pecador? Jesus faz isso para mostrar a Mateus que, mesmo dentro de sua casa, mesmo sabendo que ele era um cobrador de impostos, mal visto pela sociedade, mesmo assim Jesus entra em sua casa, entra em sua vida e, com respeito, chama-o para tirá-lo dessa vida por meio do amor.

“Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.”

Jesus tocou a realidade de Mateus e, só depois de estar dentro da vida dele, conseguiu modificar sua vida. Mateus poderia ter seguido Jesus por empolgação, por pura emoção, mas, perante os fatos, a emoção passa. Por meio da pedagogia do amor, usada por Jesus, Mateus se sentiu amado, pois Jesus o olhou, chamou-o e adentrou sua vida.

Isso é a mais pura expressão de misericórdia, pois Ele foi capaz de colocar seu coração junto à miséria que Mateus vivia, para que, assim, sem se escandalizar, tirar Mateus do poço em que se encontrava. Jesus é como uma mãe que vê seu filho caído no fundo do poço e, sabendo que não tem forças físicas para puxá-lo, joga-se dentro do poço, para que, lá do fundo, consiga empurrar seu filho para fora. Por isso, saiba que, seja lá qual for a situação que você vive, quais as atitudes que você tem tomado, Jesus se lança ao fundo do poço para que possa tirar você de lá, para fazer com que você se sinta amado.

Eu não sei em qual buraco você se encontra, mas posso lhe garantir uma coisa: Jesus o vê, mas não se escandaliza. Você pode estar no fundo do poço, mas Ele não se assusta, pois isso é amor e misericórdia. O Senhor o chama para ser amado, para o verdadeiro amor; e quando você atende a esse chamado, ele o arranca do buraco. Abra as portas do seu coração, deixe Jesus entrar! Como disse o Papa Francisco, Jesus olha para você e o projeta ao horizonte.

Ele olha para você, chama-o, bate à sua porta para que possa entrar em sua casa. Cabe a você aceitá-lo.

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa.” (Ap 3,20)

Padre Anderson Marçal
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova