SORRINDO PRA VIDA - 30/09/2016

Quais os caminhos para educar os filhos na fé?

Quem não sonha com filhos perfeitos? No entanto, como podemos educá-los na fé?

Márcio Mendes, na manhã desta sexta-feira, dia 30 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, aponta-nos um caminho para que possamos educar nossos filhos na fé. Confira sua mensagem:

A Palavra meditada está em II Timóteo 3,14-17:
“Quanto a ti, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade. E sabes de quem o aprendeste! Desde criança conheces as Escrituras Sagradas. Elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé no Cristo Jesus. Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.”

Quais os caminhos para educar meus filhos na fé?

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Contemplemos a Palavra de Deus, pois, por meio dela, o Senhor nos aponta um caminho para tornarmos perfeitos nossos filhos.

Queremos levar essa Palavra a nossos filhos? Pode ser que hoje você não seja pai nem mãe, mas terá seus filhos um dia, por isso cultive essa Palavra em seu coração, para semeá-la no tempo certo.

Quando devemos conhecer a Palavra de Deus? Desde pequenos, pois ela tem o poder de nos comunicar a sabedoria que vem pela fé e nos leva à salvação.

O que precisamos saber para encontrar a salvação? O que você precisa mostrar a seus filhos, para que eles encontrem a salvação? Toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar. Pais, sejam íntimos da Palavra de Deus, para que possam orientar seus filhos.

Os filhos devem saber argumentar com seus pais, porém, argumentar não é desrespeitar. Se seu filho tem um ideia diferente da sua, sente e argumente.

É covardia da nossa parte dizer a nossos filhos que leiam a Palavra de Deus se nós não temos intimidade com as Sagradas Escrituras. Mergulhemos na verdade, para que eduquemos na justiça.

Ninguém nasce perfeito; a perfeição é algo que se conquista diariamente na paciência, na amizade e na concórdia. A paciência é uma conquista! Demora-se um tempo para descobrir o valor que ela tem.

A amizade é a família que escolhemos. Envelhecer sem ter amigos é um sofrimento desnecessário. Quer amigos? Seja amigo.

Concórdia é aperfeiçoamento. Para entrar no encontro com o outro é preciso ceder. O mundo está temperado com a maldade, e de tanto sermos vítimas do mal, acabamos sendo maus.

“Se quisermos ser grandes, comecemos pelo pequeno”, dizia Santo Agostinho. Queremos ser amáveis, gentis, amigo? Comecemos pelo pequeno. Queremos ser grandes profissionais? Comecemos pelas pequenas coisas. Quando somos bons naquilo que fazemos, somos testemunhas que Deus está trabalhando em nosso aperfeiçoamento.

Quantos dizem “sou fraco”, “o tempo passou”, “sou velho”. Deixemos de colocar limitação em nós! Quem tem um coração jovem não envelhece nunca. Um coração fechado nos envelhece. É o Senhor quem nos capacita. Não limitemos os dons que ele derramou em nós. Deus nos escolheu e vai nos capacitar.

A Palavra nos dá o Espírito de Jesus que faz bem todas as coisas. São Paulo diz a Timóteo que a Sagrada Escritura é útil para ensinar a viver.

Ninguém gosta de ser corrigido na frente de outras pessoas. Até para corrigir temos de ser gentis. A ideia não é mostrar que estamos certos, mas sim direcionar o outro nos caminhos do Senhor.

Se educarmos nossos filhos na fé, faremos deles pessoas repletas de talentos. O homem perfeito é aquele que sabe o que fala e age com prudência. Formemos na justiça, para que sejamos amados e queridos. Louvado seja Deus, que nos amou a ponto de nos dar a Sua Palavra. Sejamos apaixonados pela Palavra do Senhor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova