SORRINDO PRA VIDA - 09/10/2015

Quais frutos temos produzido em nossa caminhada com Deus?

Padre Adriano Zandoná, no programa “Sorrindo pra Vida”, medita sobre nossa caminha espiritual e nos exorta a produzir frutos de verdadeira conversão

Nesta sexta-feira, 9, padre Adriano Zandoná, orientado pela passagem da figura estéril do Evangelista São Lucas, exorta-nos a olharmos para nossa vida espiritual e analisarmos os frutos que temos produzido. Não ocupemos inutilmente o terreno de nossa vida, mas progridamos em nossa caminhada com o Senhor. Confira transcrição do programa de hoje:

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 13,6-9:
“E Jesus contou esta parábola: ‘Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi lá procurar figos e não encontrou. Então disse ao agricultor: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Para que está ocupando inutilmente a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então a cortarás’”. 

padre Adriano Zandona_Sorrindo pra Vida

“Uma exigência que Deus nos faz é que progridamos e produzamos frutos”, exorta padre Adriano – Foto: Arquivo/cancaonova.com

O Senhor nos adverte que não ocupemos inutilmente o terreno da nossa vida, pois uma hora poderemos ser cortados. Na vida espiritual não produzir frutos é regredir em nossa caminhada.

Uma exigência que Deus nos faz é que progridamos e produzamos frutos. Não estagnemos em nossa vida. Tudo o que sonhamos revela aquilo que somos. Quem não sonha, deixa de produzir frutos e ocupa inutilmente o terreno da vida. Independente dos frutos que vamos produzir, o Senhor quer que o produzamos.

Produzir frutos é sinônimo de amadurecimento. O crescimento não é apenas financeiro, mas também interior. O progresso que o Senhor quer de nós é integral, ou seja, que cresçamos em todas as áreas de nossa vida.

O Senhor nos pede frutos de conversão. Não nos acomodemos no pecado, na mentira nem na ilusão. Tenhamos coragem de enfrentar com honestidade nossas fraquezas e levantemos guarda diante do pecado. Para conquistarmos a liberdade interior, precisamos lutar. Na fraqueza busquemos a confissão e recomecemos.

Temos produzido frutos de amor, paz e testemunho cristão? Produzamos frutos neste mundo marcado pela violência. Não importa em qual lugar estamos em nossa servidão, o Senhor nos pede frutos.

Já concretizamos todo o potencial que Deus nos deu? Estamos vivendo os planos do Senhor? Pode ser que olhemos para nós e pensemos que somos incapazes de produzir frutos, porém, mesmo que seja meio fruto, não deixemos de produzir.

São Beda nos aponta três caminhos para a infelicidade (ou fracasso). Os quais não podemos trilhar:

– Não ensinar o que se sabe. O que podemos partilhar com as pessoas? Sejamos um testemunho cristão, tenhamos um olhar otimista e partilhemos com nossos irmãos aquilo que temos de melhor.
– Não praticar o que se ensina. O mundo está cansado de mestre, mas tem sede de testemunhos. Temos de viver tudo o que professamos.
– Não perguntar o que ignora. O que nos move ao crescimento nem sempre são as respostas, mas sim as perguntas. Saibamos fazer as perguntas certas a Deus.

O Senhor nos criou para a felicidade. Conquistemos a liberdade interior.

Padre Adriano Zandoná
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

contribuicaocn1