Sorrindo pra vida - 14/09/2016

Por que exaltamos a Santa Cruz?

A cruz se torna também sinal de esperança em Cristo, e por meio dela ganhamos a salvação

Padre João Marcos Polak, na manhã desta quarta-feira, dia 14 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, fala sobre a exaltação da Santa Cruz e explica por que a cruz de Cristo significa esperança para nós. Confira sua mensagem.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em I Pedro 2,21-25:

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.”

Por que exaltamos a Santa Cruz

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Neste dia, perguntamo-nos por que exaltamos a Santa Cruz? Porque foi por ela que Cristo venceu o mal que nos escravizava. Não exaltamos qualquer cruz, mas sim a de Jesus. A cruz não é sinal de derrota nem tristeza, mas sinal de esperança, pois é caminho de ressurreição.

Temos fase das nossas vidas que passamos por sofrimento com Cristo, mas temos a esperança de vencer, pois o Senhor venceu pela cruz e nos livrou e libertou de nossas faltas. Ele carregou nossos pecados em Seu corpo, e na cruz venceu todo mal e o inimigo. Cristo, na Sua Paixão, limpou, transformou e anulou toda a imundice do mundo quando entrou em contato com o imensamente puro, que é a sua alma.

Leia mais:
.:Oração a Santa Cruz
.: A lógica da cruz
.: A virtudes ocultas da Santa Cruz

 

No dia que Cristo se entregou à cruz por amor a nós, lá o mundo foi renovado, toda a humanidade foi limpa, independente de fé; e a partir desse momento, o sacrifício é outro. O caminho é viver um tempo novo, abrir-se para Deus. Ele deseja abertura do nosso coração por meio da oração, deseja que nos entreguemos a Ele, que entreguemos nossos sofrimentos e nossas dores, colocar tudo aos pés da cruz.

Ele se entregou, para que possamos viver um tempo novo, de graça e esperança. Quantas vezes perdemos a esperança com nós mesmos, com o irmão, mas hoje é dia de renovar as nossas esperanças. Neste mundo, sempre haverá lutas, e somos chamados a levantar a cabeça, pedir ao Senhor ajuda e recomeçar. Dizer ao Senhor que não conseguimos sozinhos, com todos os nossos defeitos.

Não podemos desistir de nós mesmos. Quando caímos, o inimigo nos põe para baixo e tenta nos fazer desistir, mas não podemos parar. Deus se doou por amor a nós e temos de enxergar isso, para que possamos ver as coisas de maneira diferente, olhar para nós mesmos e nos conhecer, para que não olhemos só para o outro. Temos de ter paciência conosco e com os outros.

Muitas vezes, não entendemos o que significa a misericórdia de Deus e não damos o devido valor à entrega de Cristo. Ele, que se entregou para nos salvar e nos colocar de pé novamente. No ofício, diz que Cristo desceu à morte para redimir Adão, buscá-lo e tirá-lo daquele lugar. Será que o mesmo Deus que tirou Adão da morte não pode nos tirar das nossas realidades de morte? Temos de confiar e saber que temos com quem contar. Mesmo quando nos sentimos sozinhos, temos um pastor e protetor que, todos os dias, está de braços abertos para nos falar que está conosco.

Padre João Marcos Polak
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: João Paulo dos Santos