SORRINDO PRA VIDA - 17/02/2016

Mergulhemos em Deus nesse tempo quaresmal

O tempo quaresmal é propício para vivermos uma intensa intimidade com Deus

Padre Arlon Cristian, na manhã desta quarta-feira, 17 de fevereiro, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orienta-nos a vivenciarmos o tempo quaresmal numa profunda intimidade com o Senhor.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Lucas 5,1-11:
“Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes’. Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: ‘Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!’.  Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: ‘Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!’. Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus.”

Mergulhemos em Deus nesse tempo quaresmal

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Como viver bem nossa Quaresma?

Aquelas pessoas foram tocadas por Jesus, porque se esforçavam para O ver. Hoje, tantos querem ser tocados pelo Senhor, porém não há um esforço pessoal para isso. Se quisermos ser tocados pelo Mestre, temos de buscá-Lo.

Qual é o sentido que colocamos na nossa caminhada quaresmal? Pelo que temos nos penitenciado? Se não colocarmos sentido em nossas orações, corremos o risco de deixá-la estéril. Quando perdemos o sentido, perdemos o sentido de viver. A tristeza tem assolado nosso coração.

Deixemo-nos ser guiados pelo Espírito Santo nesta Quaresma. A penitência é um treinamento para a vida, pois quando conseguimos dominar nosso corpo, controlamos nossos impulsos carnais.

Os impulsos não são eliminados, mas sim tratados. Quando nos conhecemos, começamos a nos prevenir das ocasiões de queda. Quais são nossos espinhos na carne? Que peçamos ao Senhor o Espírito Santo que nos controla. O que os santos fizeram para alcançar a santidade? Lutaram! Quaresma é tempo de luta.

Avancemos para águas mais profundas

Ao olharmos para aqueles homens que lançaram as redes à noite toda e não pescaram nada, vemos que isso aconteceu, porque quiseram pescar sem Jesus. Quando pescamos sem o Mestre, nosso trabalho é inútil e estéril. Pedro era um pescador profissional, e quando Cristo lhe pediu “lançai as redes”, o apóstolo foi sensível à voz do Senhor. Tenhamos humildade para obedecer ao que Deus quer de nós.

Unção é estar com Jesus. Ele disse a Pedro: “Avancem para águas mais profundas”. Quaresma é tempo de avançarmos, e para avançarmos precisamos mergulhar. Se mergulhamos em Deus, desapareceremos para nós e deixaremos que Ele apareça.

Avancemos para a profundidade de nosso casamento, ministério e sacerdócio. Busquemos águas mais profundas pela força da Palavra de Deus. Mortifiquemos e jejuemos. Que bem temos feito? Em quais águas temos mergulhado? Estamos vivendo a superficialidade em nosso ministério?

As penitências e mortificações educam nossa alma

Não há ressurreição sem cruz. Pequenas mortificações e penitências educam nossa alma. Quando temos intimidade com o Senhor, reproduzimos Deus em nosso falar e agir. Ofereçamos tudo o que fizermos, pois eles geram em nós frutos. O perdão é a cicatriz das machucaduras que vivemos em nossa vida, é olhar para alguém e não sentir rancor, mas simplesmente amar.

Jesus não mudou a profissão de Pedro. De pescador de peixes, Jesus O fez pescador de homens. O Senhor não esquece nossa história, mas se utiliza dela para que nós O sirvamos. Que tenhamos uma Quaresma fecunda e deixemos que Deus se utilize de nós no que Ele deseja.

Padre Arlon Cristian
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova