SORRINDO PRA VIDA - 12/02/2016

Sejamos misericórdia e reconciliação para nossos irmãos

Sejamos embaixadores da misericórdia e pontes de reconciliação na vida de nossos irmãos

Márcio Mendes, na manhã desta sexta-feira, 12, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a cura do coração de Pedro e convida-nos a sermos embaixadores da misericórdia e pontes de reconciliação para nossos irmãos.

A palavra meditada está em São João 21,15-19:
“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?’ Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Cuida dos meus cordeiros’. E disse-lhe, pela segunda vez: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’. Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta minhas ovelhas’. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo’. Jesus disse-lhe: ‘Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir’. (Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.) E acrescentou: ‘Segue-me!’”

Sejamos misericórdia e reconciliação para nossos irmãos

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Quais são as feridas em nossa alma?

Jesus curou o coração de Pedro. Aquele que antes o negou três vezes, agora é curado por Cristo. Quantas vezes vêm em nossas lembranças as feridas que estão abertas em nosso coração? Esse é o momento oportuno que o Senhor vem sarar nossas feridas.

O Senhor é o médico dos médicos e Ele não toca nossas feridas se não for para curá-las. Jesus tocou a ferida no coração de Pedro e fez com que doesse pela última vez a sua negação. Para sempre o apóstolo se lembraria da sua negação, porém a dor por ter negado não o machucaria mais. Quando Jesus nos cura, isso não significa que deixaremos de lembrar dos fatos que nos machucaram, porém a dor não predominará em nossa alma.

A única maneira de nos reconciliarmos com o passado é permitindo que Jesus cure as feridas do nosso coração e nos faça uma nova criatura. Jesus fez Papa da Igreja aquele que O negou três vezes, da mesma forma o Senhor quer nos curar e nos fazer instrumentos em Suas mãos. Se fôssemos mais como o nosso Pai do Céu, pagaríamos com amor todas as injúrias que recebemos.

Libertemo-nos de nossas prisões interiores

Aprisionamos tantas pessoas com nossas mágoas, rancores, falta de perdão. Se não aprendemos a libertar as pessoas, nós também não seremos pessoas livres.

Por meio do amor o Senhor nos fará pessoas novas. Quando vivemos um encontro pessoal com Jesus, o amor de Deus nos toma de tal forma que tudo se torna prazeroso, Santa Missa, orações, adoração.

A pessoa que não se sente perdoada tem dificuldades em perdoar. Busquemos a confissão para que experimentemos o amor misericordioso de Cristo. Quando estamos cheios do amor, queremos a paz com os outros. O verdadeiro sentimento do bem, somente quem ama pode experimentar. Uma pessoa que ama é repleta da presença de Deus.

Vire a página!

Quaresma é época de luta contra o mal. Mal que nos assedia e mal que está dentro de nós. Se aprendermos a falar ‘não’ para as nossas vontades, aprenderemos a dizer ‘sim’ para nossos irmãos e para Deus. Só o amor pode nos unir aos outros e a Deus.

Quando nos unimos a Deus, Ele nos ajuda a virar as páginas velhas de nossa vida e nos ensina a recomeçar. Voltemos para o Senhor! Declaremos que O amamos.

A traição que cometemos ou sofremos só pode ser curada por Deus. Precisamos de Cristo para virar as páginas velhas e rasuradas de nossa vida. A nossa união com Deus nos livra de tudo o que é ruim e nos dá uma nova oportunidade para recomeçar.

Quaresma é tempo de abrirmos nossos olhos para Deus e fecharmos nossos olhos para os nossos pecados e dos nossos irmãos também. O homem sábio não ama porque Deus o recompensará por isso, mas ele ama porque sabe que faz bem amar. A maior felicidade desta vida é amar!

Não gastemos nosso tempo no passado. Não nos lamentemos das dores antigas, mas daqui para frente recomecemos, sigamos adiante. Enquanto o tentador nos diz ‘se lamente’, Deus nos diz ‘encha-se de amor e reconciliação’. Jesus está reconstruindo a cena de nossas feridas para nos dar a cura que tanto precisamos.

Somos chamados a ser embaixadores da misericórdia

Quando estamos em Deus somos uma pessoa nova, renovada. A força que precisamos Deus nos dá à medida que amamos as pessoas e lutamos por elas.

Por quem estamos lutando? Lutemos e salvemos em nós o amor que o Senhor nos deu. Lutemos por nossos filhos, matrimônio, amigos. Se Jesus foi atrás de Pedro que O traiu, Ele não deixará de vir atrás de nós para curar nosso coração.

Nesse tempo de Quaresma ajudemos as pessoas a se reconciliarem com o Pai. Sejamos embaixadores da misericórdia e da reconciliação!

Para quem temos de ser misericórdia e reconciliação? Façamos as pazes com quem nos feriu. Sejamos ponte para aqueles que estão distantes um dos outros. Levemos nossos irmãos a se reaproximarem de Deus.

Quando colocamos nossa vida a serviço da reconciliação, recebemos o destemor, a calma e a alegria, pois compreendemos a bênção que é o amor em nossa vida. Coloquemos o amor na frente de tudo e deixemos o resto nas mãos de Jesus!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova