SORRINDO PRA VIDA - 09/04/2015

Como está nossa caminhada com Deus?

Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de abril de 2015, padre João Marcos Polak, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, leva-nos, a partir do Evangelho de São Lucas, à reflexão de como está nossa caminhada com Deus. Ressuscitados para uma vida nova, vivamos pelo Espírito Santo. Nossas atitudes são de pessoas batizadas no Espírito? Confira áudio e transcrição do programa:

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 11,5-13:
5. E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães,
6. pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’.
7. O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’.
8. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário.
9. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta.
10. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta.
11. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra?
12. Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
13. Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”

09042015_padrejoao_sorrindo

“Dizemos que não temos tempo para a oração, mas priorizamos tudo, menos as coisas de Deus”, exorta padre João Marcos / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Como está nossa vida de oração? Como está nossa caminhada e confiança em Deus? É pelo Espírito Santo que vivemos a experiência de uma vida nova no Ressuscitado.

A fome que mais mata neste mundo é a fome de Deus. As pessoas têm abandonado o Senhor, desvalorizado a Sua espiritualidade. Estarmos vazios de Deus faz com que o nosso ser cristão se transforme em peso para nós. Dizemos que não temos tempo para a oração, mas priorizamos tudo, menos as coisas do Senhor.

Perdemos o ardor de testemunhar a alegria de sermos de Deus quando andamos longe de Seus caminhos. Esfriamos em nossa caminhada de fé e desanimamos quando nos esvaziamos do Espírito Santo. Muitos fizeram uma experiência com Deus, mas, aos poucos, foram esfriando e hoje estão longe de Sua presença.

Não cessemos de pedir o Espírito Santo em nossa vida até nos sentirmos encharcados e cheios de Sua presença. O sentimento de vazio vem quando perdemos o rumo de nossa caminhada; para voltar ao caminho, é necessário o auxílio do Santo Espírito.

Indaguemos nosso coração e perguntemo-nos: “Depois que conheci Cristo, cresci ou regredi na minha caminhada com Deus?”. É o Senhor quem preenche os vazios de nossa alma e reestrutura nossa vida, porém somos nós que temos de insistentemente pedir a Sua graça.

Com o Espírito Santo venceremos toda mornidão, apatia e tristeza. Deixemo-nos ser conduzidos pelo Espírito em todas as nossas atividades. Ao acordarmos, peçamos que o Espírito Santo conduza nosso dia; nas resoluções dos problemas, clamemos para que Ele ilumine nossas atitudes.

Vivemos como filhos de Deus? Viver como filhos d’Ele é ter a certeza de que temos um Pai que olha por nós. O Senhor conhece nossas alegrias e angústias. Ele quer contar conosco, e parar isso é preciso que o Espírito Santo venha sobre a nossa humanidade.

Estamos vivendo a Páscoa, mas pode ser que nosso coração ainda não tenha ressuscitado com Cristo. Despertemos para a perseverança e para o amor de Deus. O filho que tem consciência, que tem um Pai, nunca deixa de pedir Seu auxílio.

Aquele que não persevera, desiste. Perseverar é o segredo dos fortes. Há dias que não temos vontade de rezar, mas precisamos fazê-lo. Tenhamos a coragem de falar verdadeiramente com Deus.

Quem somos diante do Senhor? Não nos apeguemos em nossa própria imagem. Não cansemos de pedir, procurar e bater, pois o Senhor escuta nossa súplica e atende o nosso clamor. O Pai quer derramar Sua graça sobre nós. Ele quer que vivamos como pessoas renovadas, com Cristo em nosso coração. Clamemos esse derramar do Espírito.

Padre João Marcos
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

Faltam-nos 79% para fecharmos em 100% o Projeto “Dai-me Almas” de abril.
Contamos com sua ajuda e oração!
contribuicaocn1