A Bíblia foi escrita para você

Saiba escolher entre tantas opções

Que bom! Entre tantas coisas que você tem para fazer, encontrou um tempinho de parar e ter contato com a Palavra de Deus. A leitura desse mês está no Evangelho de Lucas 10,38- 42, texto do 16º Domingo do Tempo Comum. Leia o texto, porque ele é curtinho. Você pode lê-lo várias vezes e, no silêncio, deixar que essa Palavra fecunde seu coração. Pare, agora, e escute o Senhor!

Espero que você tenha ido além da obvia pergunta: “Com qual das duas eu me pareço, Marta ou Maria?. podemos aprender com as duas. Jesus está naquela casa como visita, e todos nós fomos educados a darmos toda atenção quando chega, em casa, uma visita. Marta estava muito agitada, porque tinha muitas coisas para fazer, igualzinho a tantos de nós.

Maria Andrea/Arquivo CN

Quem centra sua vida nas coisas que precisa fazer, costuma não saber dar prioridade ao mais importante. Entre muitas coisas importantes, existem as principais, e quem não sabe organizá-las corre o sério risco de sempre exigir que os outros sejam e façam como eles. Assim como Marta, reclamam para Jesus de sua irmã Maria. Já percebeu que quem não sabe dar prioridade ao mais importante vive perdendo tempo?

Jesus ajuda Marta a perceber que, entre muitas coisas a fazermos, devemos começar por aquelas que são necessárias. Aqui, nesse Evangelho, a prioridade era ouvir a Palavra de Jesus. Parar para ouvir é a coisa mais rara na vida de alguém que, agitado pelos seus muitos afazeres, nunca pode “perder tempo” ouvindo os outros. Se você já pensou assim alguma vez, provavelmente, também vive agitado com muitas coisas e não saberá receber a visita de Jesus na sua vida.

Marta é uma mulher agitada pela quantidade de coisas para fazer. Muitos homens também são cheios de reuniões, trabalhos e atividades, que nem sobra um tempo para ouvir as pessoas de sua casa, veja lá uma visita que chegue sem hora marcada na agenda.

Agitadas por muitas preocupações, as pessoas estão perdendo a oportunidade de estarem juntas. Quando sobrar um tempo, quem sabe se lembrará de ouvir Deus, isso, é claro, se não tiver nada atrasado para ser feito!

Maria ficou aos pés de Jesus, não porque era preguiçosa ou porque estava fugindo do trabalho, provavelmente ela também estava fazendo alguma coisa; porém, quando Jesus chegou, Maria soube mudar o foco de sua atenção.

Jesus fala no Evangelho: “Maria escolheu a melhor parte”. Isso mostra que ela tinha outras opções, mas soube dar prioridade a estar com Jesus. A vida do cristão não é só oração e contemplação. Saber escolher um momento de parada só para ouvir a Deus vai, certamente, qualificando nossa ação e nos restaurando em tudo aquilo que depois precisaremos fazer.

Jesus ainda diz que a parte que Maria escolheu não lhe será tirada, e essa é uma boa dica para você investir em momentos de oração e escutar o Senhor, pois esse tesouro ninguém pode lhe tirar, a não ser você mesmo se fizer, entre tantas opções, uma escolha diferente da que Maria fez.

Encontre um tempo para ouvir Deus. Ele quer falar com você.

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros Estudos Bíblicos:
Encontrar o Cristo ressuscitado
Olhar do jeito de Jesus: com Misericórdia
Escute o Senhor

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Conheça outras formas de contribuir