A Bíblia foi escrita para você

A Revolução: os últimos serão os primeiros

Para conseguirmos, na nossa vida, dar espaço para que “os outros” cresçam e tenham o melhor, é necessário que, antes, tenhamos a coragem de deixar que Deus seja o primeiro nas nossas vidas. 

Um gesto concreto e importante é treinar essa opção de vida deixando que a Palavra de Deus habite os nossos corações. Vamos meditar o Evangelho de Lucas 14,1; 7-14. Pegue sua Bíblia e leia o texto, dê agora o primeiro lugar do seu coração e da sua atenção para Cristo. Essa palavra, se for acolhida agora por você, fará uma revolução na sua vida; prepare-se!

Arquivo CN

Jesus está na casa de um chefe dos fariseus, sendo por eles observado, porém, Ele também os enxerga, não só pelo lado de fora, mas os vê a partir do coração. E os ajuda, não ensinando uma regra de etiqueta social, mas uma mudança de comportamento que deve começar no coração. O Senhor conta uma parábola aos fariseus para ensinar-lhes que os primeiros lugares são para pessoas importantes. 

Isso significa que esses lugares estão reservados para os ricos, políticos, artistas, empresários? Não, claro que não! Jesus quer mostrar como é necessário reconhecer que os nossos irmãos são importantes, independentemente daquilo que possuem e não importando se podem ou não nos recompensar um dia. 

Quando Jesus indica a lista dos “nobres convidados”, destinados aos primeiros lugares, diz: “convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos!”.

Da mesma forma, o Senhor Jesus o convida a refazer a lista das pessoas que, na sua vida, ocupam os primeiros lugares. Como você as escolheu? Por que elas podem, um dia, lhe retribuir o convite com vantagens e presentes? Pense bem, refaça sua lista a partir do que ensina Jesus. Que tal começar com os da sua família?

A pior exclusão é a que acontece dentro de casa, numa família. Quando deixamos para os últimos lugares as pessoas idosas, os doentes, as pessoas chatas e inconvenientes, as pessoas a quem não conseguimos perdoar. A Palavra nos convida a invertemos essa lista e darmos aos últimos o primeiro lugar. 

Vamos começar essa revolução, primeiramente, dentro de casa? Dando importância àquelas pessoas que, disfarçadamente, foram sendo excluídas por nós? 

Só depois disso poderemos sair de nossas casas e promover a mesma revolução no mundo todo. Mas, se isso não começar dentro de casa, nunca alcançará a sociedade do lado de fora.

Mãos à obra! Temos muito trabalho, que os últimos sejam os primeiros, a começar dentro do nosso coração, de nossa família e, enfim, no mundo todo.

Deus o abençoe!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros Estudos Bíblicos:
Deus vê além
Saiba escolher entre tantas opções
Encontrar o Cristo ressuscitado
Olhar do jeito de Jesus: com Misericórdia

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Conheça outras formas de contribuir