HOMILIA - 02/07/2015

Sejamos amigos do Espírito Santo

Padre Eduardo Braga, na homilia da Santa Missa pelo Clube da Evangelização, exorta-nos a sermos amigos do Espírito Santo. Confira transcrição e áudio do sermão:

01072015_Homilia

Padre Eduardo Braga / Foto: Wesley Almeida – cancaonova.com

Para sermos homens e mulheres de oração, precisamos ser amigos do Espírito Santo. Sem o Espírito Santo, nós não reconheceremos a vontade de Deus em nossa vida. Rezamos “enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra”. Com o Espírito Santo, que habita em nós, temos renovado a face da terra? Estamos satisfeitos com este mundo? A missão que Cristo deu à Igreja precisa ser cumprida.

Vivemos em tempos difíceis, mas assumamos nossa missão de filhos de Deus. O Senhor quer um povo santo, não nascemos para ser qualquer coisa. Desejemos a santidade, não fomos criados para sermos “frouxos”, mas sim firmes em Deus.

Quando a promessa na vida de Abraão se cumpriu, ele tinha cem anos de idade. Esperemos no Senhor! Deus quer um povo forte e que lute contra as atrocidades do mundo. Sejamos adultos em nossas atitudes, maduros em nossas orações, sejamos fortes e santos.

Desistindo das pessoas, deixamos de viver a misericórdia e vivemos de modo contrário àquilo que Cristo nos ensinou no Evangelho, pois Ele recupera e salva vidas. O demônio tem tentado destruir os filhos de Deus influenciando pessoas, comunidades e acontecimentos. Papa Francisco diz que “quem não reza a Deus, reza ao diabo”. E continua “por favor, não façamos negócio com o inimigo de Deus. Levemos a sério os perigos que derivam da sua [maligno] presença neste mundo, não sejamos ingênuos”. Saibamos que o inimigo de Deus não tem o poder do Pai, ele [diabo] só terá poder em nossa vida se dermos abertura em nosso coração para que ele cause desordem.

Permaneçamos firmes e próximos do Senhor. Santo Agostinho já nos adverte que o inimigo de Deus é semelhante a um cão bravo: se não mexermos com ele, não nos morderá. Nosso anjo da guarda nos defende do ataque do mal. Nos momentos de tentação chamemos por nosso anjo da guarda e clamemos pela intercessão de Maria Santíssima, que esmaga a cabeça do inimigo.

O Espírito Santo também é nosso grande Defensor. Que sejamos possuídos por Ele. Paremos de venerar aquilo que é mau. Paremos de querer viver na lama, pois quanto mais expostos aos perigos deste mundo, tanto mais vulneráveis estaremos para que o mal destrua a nossa vida.

Um homem e uma mulher cheios do Espírito Santo são imbatíveis, o mal não pode destruí-los. Não voltemos atrás em nossa decisão de permanecer junto de Deus. Nos momentos difíceis, permaneçamos junto ao Senhor. Que o Espírito Santo venha sobre nós, reacendendo tudo o que está adormecido em nosso coração!

Padre Eduardo Braga
Vigário Episcopal do Vicariato rural da Arquidiocese de Niterói – RJ

contribuicaocn1