HOMILIA - 11/06/2015

O Senhor nos convida a viver em santidade e retidão

Padre Roger Luís, na noite desta quarta-feira, 10, na Santa Missa em intenção ao sócio evangelizador, refletiu sobre o chamado que Deus nos faz à santidade de vida. Confira áudio e transcrição:

10062015_Homilia

Padre Roger Luís – missionário da Comunidade Canção Nova / Foto: Arquivo CN

O Senhor nos revela algo precioso na liturgia da Palavra, pois, muitas vezes, nos sentimos incapazes de viver os projetos de Deus para a nossa vida. Quando deparamos com a proposta que Jesus nos faz para vivermos uma vida de santidade e retidão, uma vida marcada por aquilo que professamos ser, ou seja, cristãos, por vezes nos sentimos incapazes de viver dessa maneira. O cristão precisa refletir aquilo que testemunha, pois as pessoas devem olhar para nós e ver a unção do Cristo que vive em nosso coração.

Não somos nós, em nossa força humana, que conseguiremos viver uma vida de radicalidade e dizer “não” ao mundanismo e às ideologias. Somente conseguiremos viver essa proposta pela força do Espírito Santo, que nos faz tocar na graça de sermos santos como Ele é Santo. A graça de Deus é que vem em auxílio à nossa fraqueza.

O Espírito Santo trabalha em nós para que acolhamos a salvação, vivamos a virtude da fortaleza e vençamos as tentações do inimigo, pois este quer nos desviar dos caminhos do Senhor. Contudo, o Espírito Santo só trabalhará em nós se pedirmos que Ele se mova em nossa vida.

Digamos: “Eu quero, Espírito Santo, praticar a Palavra de Deus e viver os mandamentos do Senhor. Vem, Espírito Santo, e trabalha na minha vida, no meu coração, nas minhas vontades, nos meus desejos. Potencializa os dons e as virtudes que habitam em meu coração. Coloca sabor, sabedoria, desejo, anseio e vontade incontrolável em meu coração de viver os mandamentos e as leis de Deus, porque eu quero ser santo.”

Peçamos ao Senhor que toque em nosso entendimento a fim de que possamos compreender a Palavra de Deus e viver Seus mandamentos. Abrindo-nos à ação do Espírito Santo teremos a fortaleza necessária para vencer as tentações que vêm sobre nós todos os dias. São Paulo, na II Carta a Timóteo 3,1ss, alerta-nos sobre os males que viriam sobre a humanidade.

Como pregarmos o amor se destilamos o ódio em nossas ações? O inimigo de Deus quer envenenar nosso coração de modo que o azedume e a ira adentrem e tomem conta de nós. Quem faz o juízo é Deus, não devemos condenar ninguém. Somos o povo da reconciliação, mas precisamos defender a nossa fé. Nossas maiores armas são a oração e a ação, e só conseguiremos agir movidos pelo amor se nos deixarmos ser conduzidos pelo Espírito Santo de Deus.

Saiamos da carne e caminhemos no Espírito Santo, por isso rezemos: “Espírito Santo, me ajuda a partir de agora a viver concretamente a Palavra, os mandamentos e as leis de Deus. Eu quero viver na minha vida aquilo que Jesus disse na Palavra de hoje: ‘Viver o cumprimento das leis’. Por mim mesmo, eu não consigo viver essa graça, pois sou fraco e limitado, por isso preciso do Senhor, Espírito Santo. Alcança-me hoje a salvação da minha vida e que eu seja instrumento de salvação na vida das pessoas”.


Padre Roger Luís

Membro da Comunidade Canção Nova