HOMILIA - 18/06/2015

Atitudes santas que glorifiquem a Deus

Padre Roger Luís, ao presidir a Santa Missa em intenção ao sócio evangelizador, orientado pela liturgia do dia, exorta-nos a glorificarmos a Deus com a nossa vida. Confira o áudio e a transcrição da homilia do dia 18 de junho de 2015.

17062015_Homilia

Padre Roger Luís – missionário da Comunidade Canção Nova

Deus quer nos levar a entender que somos Seus discípulos e, como discípulos, temos de aderir a proposta que Cristo nos faz: a glória do Pai. Compreendamos que tudo o que fazemos e vivemos deve trazer em si o desejo de glorificar a Deus. Nossa vida precisa ser marcada por este desejo e isso exige de nós vigilância.

A nossa alma de discípulo do Senhor vive qual paixão: por nós mesmos ou por Deus? Se a paixão da nossa vida é Cristo, podemos afirmar sem medo que Ele que está sentado no trono de governo do nosso coração. Rezemos: “A minha vida precisa ser marcada pela glória de Deus. Eu preciso ser provocado, sacudido e impelido a fazer da minha vida uma vida totalmente marcada para a glorificação do Senhor”.

Não glorifiquemos a Deus somente com palavras, mas O louvemos com o coração. O Espírito Santo nos foi dado para que, por intermédio d’Ele, consigamos impactar as pessoas que convivem conosco. Se nossa vida for para dar glórias a Deus, vamos atrair as pessoas para perto do Senhor.

Ao olharmos para Jesus, O vemos glorificando a Deus (cf. Jo 12,23-28). A vida de Jesus traz a marca da glória de Deus. Glorificaremos a Cristo se estivermos dispostos a pagar o preço que for para segui-Lo. Deus não nos recompensará somente pelo número de possibilidade que tivemos de ouvir a Palavra nem pelas vezes em que demos a glória ao Seu nome, mas também pelas vezes em que não desperdiçamos a oportunidade de testemunhar uma vida nova em Cristo.

O que temos feito com as oportunidades que Deus tem nos dado de viver a santidade? “Hoje o Filho do homem veio para procurar e salvar aquele que estava perdido” (cf. Lc 19,9). Temos glorificado a Deus em nosso comer, em nosso viver, em nosso beber e em nosso dormir? Façamos tudo para a glória de Deus. “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra, fazei tudo para a glória de Deus” (I Cor 10,31).

O nosso comportamento precisa ser para a glória de Deus. O testemunho do perdão, da oração, da reconciliação, do amor precisa ser transmitido pelo cristão. O Espírito Santo quer trabalhar em nossa vida para que ela seja extraordinariamente diferente da vida encontrada no mundo. Que sejamos parecidos com Cristo e os frutos de Deus em nosso caráter sobressaiam em nós. O cristão, quando se molda ao mundo, não consegue impactar a humanidade.

Aquilo que fazemos para os outros, com caridade, tem de ser feito com largueza e, principalmente, para a glória do Senhor. Tudo o que fazemos tem de ser para a glória de Deus. Temos de brilhar nas trevas para os justos. Sejamos semelhantes a Cristo na paciência, na disposição em perdoar, em não dar respostas carnais, em ser contrastes marcantes na vida das pessoas que estão longe de Deus. Assim as pessoas verão a beleza de Jesus em nós. A recompensa que o Senhor quer nos dar é o céu!

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, vesti- vos com sentimentos de compaixão, com bondade, humildade, mansidão, paciência; suportai-vos uns aos outros e, se um tiver motivo de queixa contra o outro, perdoai-vos mutuamente. Como o Senhor vos perdoou, fazei assim também vós. Sobretudo, revesti-vos do amor, que une a todos na perfeição. Reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos” (Colossenses 3,12-15).


Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova