Somos chamados a caminhar com o Senhor, mas algo tem nos impedido
Márcio Mendes, na manhã desta quinta-feira, dia 22 de dezembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pela Palavra de Deus, convida-nos a olharmos para nossa vida e analisarmos o que tem nos impedido de viver os sonhos que o Senhor sonhou para nós.
A Palavra meditada está em São Lucas 9,59-62:
Então disse a outro: “Segue-me.” Este respondeu: “Permite-me primeiro ir enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai e anuncia o Reino de Deus”. Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha casa”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus.”
Vamos ver a história desses dois homens da Palavra. O pai de uma deles não estava morto, porém ele só seguiria Jesus a partir do momento em que seu pai falecesse, pois pensava na herança. O outro estava determinado a seguir o Senhor, mas queria ir à sua casa para se despedir de seus familiares; na realidade, ele queria a aprovação de sua família.
Deus é paciente, mas a vida não espera
Vivemos coisas que são urgentes. Não deixemos a vida passar, muito menos fiquemos nos lamentando.
O que Jesus quer de nós? Que vivamos o dia de hoje! Preocupa-nos com as coisas que vivemos, mas celebremos a vida, mesmo em meio às dificuldades. Com o Espírito Santo, viveremos alegres e confiantes nas mãos do Senhor.
A Palavra de Deus nos diz que a alegria do Senhor é a nossa força. Quantos sofrimentos ainda nos abatem por causa de um passado mal vivido! Estragamos nosso futuro, porque negligenciamos o presente.
Se ficarmos olhando para traz, nossa vida perderá o rumo. Aprendamos a resgatar as coisas boas que nos aconteceram. Jesus nos chamou para dar um rumo em nossa vida! Cada um de nós tem um caminho.
Onde Deus nos quis? A clareza para entender qual é a vontade do Senhor para nós vem conforme damos ‘sim’ ao primeiro passo rumo à vontade d’Ele.
O que tem nos travado e tirado a coragem de dar o primeiro passo?
Há pessoas que se escondem atrás de seus pais, para não viverem sua vida! Deus nos deu a vida para vivermos com ousadia. Ser ousado é ser corajoso, enfrentar os riscos por seguir Jesus.
Todas as garantias que buscamos matará nossa vocação! Quem quiser viver, precisa abrir mão das garantias e seguranças e ousar viver a sua vida. Fazendo a vontade do mundo, nunca faremos a vontade de Deus.
Há um caminho que temos de percorrer sozinhos. Há alguns momentos que teremos de tomar decisões por nossa conta e assumir as consequências dessa atitude.
Será que não alcançamos nossa meta, por que ficamos olhando para trás, esperando a aprovação de outras pessoas? Paremos de olhar para o futuro e olhemos para a meta.
A eternidade é um tempo que nunca acaba. Vivamos no presente e para o presente. E se esse dia for bom, ele será bom para sempre. Se passarmos por tempos difíceis, lembremos que a vida só existe no presente, por isso, oriente seus pensamentos e lembranças para o dia de hoje.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva