Nesta quinta-feira, Márcio Mendes participou do programa “Sorrindo pra Vida” e meditou sobre a necessidade de escutar e partilhar para ter bons relacionamentos. Confira o áudio e a transcrição do programa.
A Palavra meditada hoje está em São Tiago 1,19-20.
“Sabei, meus caríssimos irmãos, que cada um deve ser pronto para ouvir, mas lento para falar e lento para se irritar. Pois aquele que se encoleriza não é capaz de realizar a justiça de Deus.”
A Palavra de hoje vem nos ensinar a importância de estarmos prontos para ouvir. Precisamos saber escutar, pois, por meio da escuta, podemos compreender situações e resolver problemas.
Muitos relacionamentos se enfraquecem por falta de escuta, por falta de confiança, pois esta se estabelece quando começamos a ouvir a outra pessoa. Precisamos diariamente fazer o exercício de ouvir o outro, para não perdemos relacionamentos importantes em nossa vida.
Ouvir o amigo, o marido, a esposa, o filho e ouvir também os pais é importante, mas escutar o que Deus tem a nos dizer é fundamental, porque o Senhor confia em nós.
Estamos ficando cada vez mais destreinados para escutar. Nossa cabeça funciona na velocidade da internet, onde tudo é imediato e breve, mas o coração não, ele tem seu tempo particular. Às vezes, nem as palavras dão conta de comunicar aquilo que estamos sentindo. Por isso, é necessário um tempo para o outro, para escutar o que ele fala e também o que não fala.
Muitas vezes, estamos com um problema em casa, com situações que não sabemos resolver. No entanto, muitos desses problemas são simples e podem ser resolvidos por meio de uma conversa. A pessoa nos escuta com o coração aberto quando nós também ouvimos o que ela tem a nos dizer. Temos de aprender a conversar, a ouvir, a partilhar nossas fraquezas.
Quando partilhamos nossas fraquezas, damos força ao irmão, damos a ele a chance de se aproximar de nós. Sem a partilha somos capazes de nos desencorajarmos diante das dificuldades. Ao partilhar, você se faz mais forte para vencer os desafios. Então, levante a cabeça e dê a volta por cima. Em cada vitória, louve ao Senhor.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Letícia Paiva