SORRINDO PRA VIDA - 05/08/2015

Cuidai e confirmai a vossa vocação

Hoje, quarta-feira, 5 de agosto de 2015, padre Adriano Zandoná participou do programa “Sorrindo pra Vida” e meditou sobre a importância do cuidado e da confirmação diária do chamado de Deus em nossa vida. Confira o áudio e a transcrição do programa “Sorrindo pra Vida”.

A Palavra meditada hoje está em II São Pedro 1, 10-11.

“Por isso, irmãos, cuidai cada vez mais de confirmar a vossa vocação e eleição. Procedendo assim, jamais tropeçareis. Desta maneira vos será largamente proporcionado o acesso ao reino eterno do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.”

Padre Adriano_Sorrindo pra Vida

“Cuide do jardim da sua vocação”, ensina padre Adriano Zandoná / Foto: Daniel Mafra – @cancaonova.com

A Palavra de Deus é muito concreta e muito contundente, nela se aplicam dois verbos muito importantes, que são fundamentais para a vida e expressam uma ação de Deus ou uma ação que precisamos ter com relação a Deus e com nossos irmãos e irmãs: os verbos cuidar e confirmar.

O verbo ‘cuidar’ nos remete ao cuidado que devemos ter em nossa vida todos os dias. Um exemplo é a nossa vocação, a qual precisa ser cuidada como uma flor, para que não morra, cuidada de forma a retirar os espinhos, retirar aquilo que não é bom, regando-a diariamente. A vocação precisa ser regada com a água da atenção.

Muitas vezes, o cuidado foge de nossas mãos, pois vamos caindo na rotina e no esquecimento sobre a importância dele. É preciso regar a planta de sua vocação com a água do cuidado, da atenção, da sensibilidade e da oração; agindo assim, a felicidade virá até você. Firme-se no chamado que o escolheu, desse modo, nunca tropeçarão.

O segundo verbo é ‘confirmar’. A Palavra de Deus nos reforça que não basta apenas recebermos a vocação, é preciso confirmá-la, escolher por ela todos os dias. Precisamos ser como a água, que independente do recipiente em que está ela se adapta e cria sua forma. Assim, é preciso corresponder às exigências de cada tempo, como se cada tempo fosse um recipiente diferente.

Confirme sua vocação e escolha perdoar, escolha olhar a vida com esperança, vire a página, decida-se a amar, a cuidar, mas faça a escolha de segui-la diariamente; e como diz a palavra, “procedendo assim, jamais tropeçareis”.

Padre Adriano Zandoná
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Letícia Paiva

contribuicaocn1