A Bíblia foi escrita para você

Ouvir a Palavra de Deus

Alimentar nossa intimidade com Deus, por meio da meditação e do estudo da Palavra, faz crescer em nós o ardente desejo pela santidade e desperta, em cada um, caminho concreto e pessoal de conversão.

Neste mês, vamos partilhar o Evangelho de Lucas 5,1-11, referente ao 5º domingo do Tempo Comum. A leitura do texto bíblico é o primeiro e fundamental passo para um bom estudo bíblico.

Maria Andrea/Arquivo CN

Em torno de Jesus, havia uma multidão que – o texto deixa claro – queria “ouvir a Palavra de Deus”. Essa abertura para acolher a Palavra é o caminho necessário para experimentar grandes milagres na nossa vida. Isso é o que vemos na vida dos discípulos. Logo após acolherem a Palavra, são provocados a dar uma resposta a Deus, ainda que tudo o que lhes tivesse acontecido antes os levassem a desistir. Simão é o primeiro a responder e deixa claro que, por sua vontade, não faria aquela tentativa de pesca, “mas pela Tua Palavra, lançarei as redes” e, na obediência à Palavra, experimentam o milagre!

A reação de Simão Pedro, no entanto, é estranha: “Vendo isso, ele caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: ‘afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador'”. Pedro olhou mais para o seu pecado do que para o Senhor e acabou fazendo a Ele um pedido impossível: “afasta-te de mim, porque sou pecador”. Jamais Cristo poderia atender a esse pedido de Pedro, porque Ele veio para os pecadores e doentes. Somos nós que usamos nossos erros e pecados para nos afastarmos do Pai, mas Ele não se afasta de nós.

É justamente pelo fato de sermos pecadores que Jesus se fez Deus conosco, o Emanuel, para estar bem perto de nós, sem nunca aprovar o pecado, mas sempre amando o pecador. Pare de afastar-se de Deus e de Sua Igreja tendo como falsas desculpas o seu pecado. Quanto mais crescer a consciência de nossos pecados, maior deverá ser nosso empenho em buscar sempre o Senhor. Como gesto concreto desse estudo, o próprio Senhor nos convida a irmos para águas mais profundas, buscar a confissão, voltar para as Missas, retomar nossas orações.

Quem estava afastado, aproxime-se de Deus. Quem nunca se afastou d’Ele, continue lutando para afastar-se sempre do pecado, sem nunca deixar a proximidade com o Senhor.

Que eu e você sejamos os primeiros a sermos “pescados” pelo Senhor sem jamais deixar de obedecer à Palavra de Deus. Não temos nenhuma desculpa para estar longe d’Ele ou ainda querer que Ele se afaste de nós. Façamos o contrário, apesar de nossos pecados, aproximemo-nos, cada vez mais, de Jesus. Buscando ouvir a Palavra que tem força para nos libertar.

Deus o abençoe!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros Estudos Bíblicos:
Decidir-se pelo Senhor!
Palavras de vida eterna
Jesus rejeitado em Nazaré

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Conheça outras formas de contribuir