Para trilhar o caminho da santidade é preciso dominar os sentimentos e pensamentos
Márcio Mendes, na manhã desta sexta-feira, dia 14 de outubro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre o domínio que precisamos ter de nossos pensamentos. O missionário faz um convite para que peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a dominarmos nossos pensamentos, para que em Deus alcancemos a santidade.
.: Para assistir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Canção Nova Play
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida
A Palavra meditada está em São Mateus 15,10-20:
“Jesus chamou a multidão e disse: ‘Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro’. Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: ‘Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?’ Ele respondeu: ‘Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco’. Pedro tomou a palavra e disse: ‘Explica-nos esta parábola’. Jesus respondeu: ‘Também vós ainda não entendeis? Não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao estômago e depois é evacuado na fossa? Mas o que sai da boca vem do coração, e isso é que torna impuro. É do coração que saem as más intenções: homicídios, adultérios, imoralidade sexual, roubos, falsos testemunhos e calúnias. Isso é que torna alguém impuro. Mas comer sem lavar as mãos não torna ninguém impuro’”
É do coração que saem as boas e más intenções. No coração, íntimo das pessoas, provém todos os pensamentos que se unem aos sentimentos. Houve uma época em que as pessoas acreditavam que os pensamentos vinham do coração, pois é dali que manifestam sentimentos de amor, raiva, desejo e tantos outros.
Por que toda essa atenção de Jesus quanto aos pensamentos? Porque tudo aquilo que acontece no coração, torna o homem melhor ou pior. Talvez falemos coisas sem pensar, mas falamos com o sentimento. De um jeito ou de outro é do fundo da alma que sai o que pensamos e falamos.
O que sai de nossos lábios acontece primeiramente no coração. O que tem de mais lindo neste mundo, também sai de dentro do coração. É linda a natureza se manifestando, mas mesmo a mais perfeita criação da natureza não se compara, como por exemplo, ao carinho de uma mãe com seu filho.
A obra da natureza é de Deus e é muito bela. O amor semeado em nosso coração, que foi plantado por Deus, este se torna a forma mais linda de se expressar o que sentimos. Quando em nosso coração temos amor, o mundo se torna melhor.
A maioria dos males que cometemos não nasce da vontade de fazer o mal. Ninguém pensa: “eu quero fazer o mal ou eu vou fazer o mal”. Os maus pensamentos nascem da nossa aceitação de compactuar com ele e agir sem discernimento. Só percebemos que fomos ruins quando vemos os estragos que fizemos em nossa vida e na vida de quem machucamos.
A qualidade das nossas atitudes depende da qualidade de nossos pensamentos. O que Jesus nos pede? Que cultivemos em nosso coração apenas bons pensamentos.
Traga no pensamento e no coração apenas coisas boas! Do mesmo jeito que podemos nos treinar para o mal, podemos nos treinar para o bem. Se nos treinamos para o bem, mesmo se os sentimentos forem contrários, faremos o bem. Tem gente que se arrepende da má ação não porque fez o mal, mas devido as conseqüências dessas atitudes em sua vida.
Os maus pensamentos têm o triste hábito de virem sempre acompanhados de muitos pensamentos que não nos edificam. Façamos como Jesus nos ensina: tenhamos bons pensamentos, para que transbordemos boas ações.
Pensamentos atormentados deprimem as pessoas. Cultivando pensamentos terríveis, ficamos deprimidos. Uma inspiração animada enche a pessoa de alegria.
O Pai arranca do coração do homem tudo aquilo que Ele não plantou. Peçamos ao Espírito Santo que desenraizem de nós todos maus pensamentos. Cultivemos os bons pensamentos, pois a santidade só se alcança quando dominamos o que pensamos.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva