Sorrindo pra vida - 15/01/2013

Use as armas certas no combate espiritual

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 15 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Samuel 17,32-50.

“Estamos num combate espiritual, o qual não se vence com armas humanas”, diz Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A primeira lição que a Palavra nos diz é que a nossa luta é um combate espiritual. Davi vem dizer que nós não podemos fugir da luta, pois quantas vezes Deus o livrou das garras do leão e do urso! Davi reconhece que, na sua vida, quem combate por ele é Deus. Saul, não tendo alternativa, diz para que ele se vá. Assim, ele veste Davi com a própria armadura e lhe dá também sua espada. Mas Davi não consegue se mover, pois não está acostumado com esse tipo de armamento.

Irmãos, precisamos usar as armas certas. Numa guerra espiritual, as armas dos homens não servem.

Assim ele se desfaz da armadura dos homens, toma seu cajado e escolhe cinco pedras bem lisas. Quando Golias começa a dizer blasfêmias sobre Deus, Davi diz que não é pela espada nem pela lança que o Senhor concede a vitória. Não sei o que você vive ou enfrenta hoje, mas o Senhor está lhe pedindo para não fugir da luta: “Esta guerra é minha!” Para o homem de fé, esta situação está sob o controle de Deus.

Não existe um livro ensinando a fazer com que seus problemas acabem, para isso é preciso fazer uso das armas espirituais. Assim como Nossa Senhora diz que as cinco pedrinhas são a Eucaristia, a Confissão, a Bíblia, o Jejum e rezar com o coração o Santo Rosário, Maria nos mostra quais são pedras que devemos utilizar para vencer qualquer batalha.

Monsenhor Jonas Abib, no livro “Canção Nova, uma obra de Deus” nos dá os aspectos característicos da nossa espiritualidade e diz que “para nos relacionarmos com Deus temos de buscar os meios para que a relação aconteça. Não se trata de obrigação, mas de alimento necessário.” Olhemos o alerta: “não se trata de entulhar nossa vida espiritual”.

Peça ao Espírito Santo, hoje, a sabedoria de usar a pedra certa. Nossa Senhora nos dá esse presente das cinco pedrinhas, mas qual meio você tem de usar hoje para vencer esse gigante?

Se você deixou de lado a Eucaristia, tome para si essa pedra! Procure um padre para se confessar e vejo-o como um homem de Deus, pois ali você se confessa pelo Sangue do Cordeiro e, naquele momento, Jesus o abraça.

Talvez você também precise do jejum, mas faça-o sem se lamentar, pois jejuar não é passar fome, mas trazer o seu corpo para a oração. Reze o terço em família ou apenas sozinho, mas comece!

Assim como Maria ajudou os que clamavam para entrar no céu, em cada Ave-Maria que é rezada a Mãe diz que está dando um jeito por você!

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.