Sorrindo pra Vida - 02/05/2012

Quem se entrega ao pecado morre cedo

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 2 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Eclesiástico 19, 4-12.

“Mesmo se souber de algo, não o revele, pois todo mal revelado repercute em um mal maior ainda”, afirma Márcio
Foto: Maria Andréia

Quando lemos essa Palavra ficamos espantados, mas vemos que ela é bondosa e nos ensina a viver com prudência. A Palavra de Deus nos cura e nos previne para que não sejamos levianos. Nós não podemos acreditar prontamente em tudo o que ouvimos, devemos ter cautela, pois quando somos apressados [em nossas conclusões e atos] nos tornamos pessoas maliciosas.

Nós somos pessoas muito curiosas e quando alguém vem nos contar algo, antes mesmo que esta termine, nós já nos precipitamos e concordamos com ela e isso nos torna maliciosos, pois tiramos conclusões e formamos opiniões em cima de uma maldade, de uma fofoca.

Temos que ter calma. Não devemos acreditar em tudo que nos falam, temos que esperar e colocar tudo em oração. A pressa não pode passar à frente da nossa capacidade de entregar todas as situações a Deus pela oração. Se ouvirmos um comentário verdadeiro ou não, seja ele prejudicial ou não, devemos colocá-lo em oração para não nos machucarmos.

Não é difícil encontrar pessoas que acreditam em tudo que os outros falam. Quem acredita em tudo apressadamente é leviano e corre o risco de se machucar, atenta contra sua própria vida, pois não filtra aquilo que ouve. Devemos seguir com calma, se a notícia trazida é um mal ou uma vingança, devemos tirá-la de nossa vida o quanto antes.

Quem é a favor do mal cai na desonra e morre mais cedo. Hoje vemos tantas crianças e jovens morrendo de maneira cruel por estarem envolvidos com o crime e com as drogas. Dessa forma vemos que os ensinamentos da Palavra de Deus são verdadeiros e justos. Quem se entrega ao pecado morre cedo. Quem não aceita ser orientado e tem amizade com o pecado cai no erro e fica desonrado.

Muitas vezes, o gosto de uma pessoa por falar muito pode ser confundido com o pecado. Isso pode ser um defeito, mesmo ao falar sem maldade devemos ter equilíbrio e cuidado para não sermos mal-interpretados.

A pessoa que detesta o mal e o pecado reprime a malícia e coloca a maldade fora de sua vida. Quem detesta falar da vida alheia e não se envolve com o mal, por ele não será tocado. Se ouvir uma palavra injusta não a repita, se você fizer isso ela se voltará contra você.

Não se meta naquilo que não lhe diz respeito; se em algum momento você tiver que agir, reze por aquela situação ou pela pessoa em questão, pois é pela oração que você combate a maldade e faz o bem. Esvazie o mal fechando a boca. Mesmo se souber de algo, não o revele, pois todo mal revelado repercute em um mal maior ainda. Não publique a maldade alheia para que ela não se volte contra você, pois quando nos metemos em uma situação que não nos diz respeito, ela acaba se voltando contra nós. Na vida encontramos tantas pessoas maldosas que não gostam de nós e passamos por tantas dificuldades que não devemos procurar entrar em situações que nos machuquem mais ainda.

A Sagrada Escritura nos diz que não devemos ser levianos, mas sim espertos. Se ouvirmos algo contra o próximo devemos guardar o segredo para nós e rezar por ele. O ato de guardar uma fofoca ou um segredo não vai nos matar. O tolo não sossega enquanto não conta o segredo dos outros, mas o esperto guarda tudo em seu coração e ora pela situação. Peçamos ao Espírito Santo o dom da esperteza. Que possamos não falar o segredo do outro e que não contemos nossos segredos a um tolo.

A Palavra de Deus é bondosa e nos pede que não sejamos pessoas ingênuas. Que possamos ser atentos para não nos machucarmos.

Bendita seja Sua Palavra, Senhor, que nem sempre nos diz o que queremos ouvir, mas sim, o que precisamos ouvir. Que possamos ter o equilíbrio no falar, no ouvir, no agir e no pensar. Que Sua Palavra realize esse bem em nós no dia de hoje. Mesmo que seja um aperto ouvir isso, que o Senhor nos segure por meio de Sua Palavra, que cura nossos corações.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.