Sorrindo pra Vida - 27/03/2012

Precisamos trabalhar a suavidade de Deus em nós

Mensagem do jornalista Osvaldo Luiz no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 27 de março de 2012.

Ouça:

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 27, 4:
§ Uma só coisa pedi ao SENHOR, só isto desejo: poder morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida; poder gozar da suavidade do SENHOR e contemplar seu santuário.

“Talvez as experiências más, seja na Igreja seja na comunidade, entre outras, fizeram com que você visse Deus como um acusador”, salienta Osvaldo
Foto: Arquivo/cancaonova.com

Muitas vezes, nós lemos este Salmo, mas nem sempre reparamos no verso: “poder gozar da suavidade do Senhor”; na liturgia esse mesmo trecho está assim: “saborear a suavidade do Senhor”. Em outras traduções mais antigas podemos encontrar: “para admirar aí a beleza do Senhor”, e também “para sentir maravilhado a Sua bondade”.

De fato, todas as traduções do Salmo possuem o mesmo conteúdo, com uma versão ajudando a outra, conseguimos entender o que o salmista quis dizer para nós. O significado da palavra “saborear” é “comer devagar”, com gosto, provar com prazer alguma coisa, degustar, apreciar o sabor, deleitar-se, deliciar-se, enfim, é comer saboreando devagar alguma comida. O sentido dessa palavra, presente na passagem bíblica hoje, é para nós não somente “experimentar” ou “provar”, mas “saborear” a suavidade do Senhor, ou seja, que demoremos nessa experiência com Deus.

O Senhor é um Deus forte, capaz de transformar as nossas vidas e ser, ao mesmo tempo, suave. Na verdade, o sentido da palavra “suavidade” nessa passagem pode ser o antônimo de duro, bruto. Se Deus é forte, sábio e intervém em todas as situações, Ele não é bruto, não é duro, mas suave como Jesus nos propõe no Evangelho, no qual nos diz que façamos a experiência, pois Ele é calmo, humilde de coração, suave.

A suavidade é uma característica de Deus, a qual o salmista solicita que experimentemos demoradamente. O sinônimo de “suavidade” é “meiguice”, “graça”, “doçura”, “tranquilidade da alma”, e uma forma de nos ajudar, principalmente os homens, a pensar sobre o significado da palavra “gentileza”, afinal, todo homem deve ser gentil. Nós nos esquecemos de ser delicados e gentis no dia a dia.

A suavidade de Deus é uma característica que nós precisamos trabalhar na nossa vida e desenvolver no nosso cotidiano. Talvez as experiências más, seja na Igreja seja na comunidade, entre outras, fizeram com que você visse Deus como um acusador, preocupado em apontar nossos erros, e não lhe permitiram encontrar o Deus terno, amável, gentil, afável.

A mensagem de Deus Pai hoje para nós é que experimentemos Seu amor infinito e o convite é repensar a forma como vemos o Senhor na nossa vida, apagando as experiências más que nos fizeram vê-Lo como um Deus acusador e mau.

Osvaldo Luiz

Jornalista da TV Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.