Sorrindo pra Vida - 14/04/2010

Porque Jesus ressuscitou, eu posso esperar!

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 14 de abril de 2010

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 24,13-35.

Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida

Não eram quaisquer pessoas que caminhavam para Emaús: eram os discípulos do Senhor que estavam ali, caminhando. Pessoas que conviveram com o Mestre, que ouviram os Seus ensinamentos e presenciaram os Seus milagres, mas, quando Jesus ressuscitado lhes apareceu durante o trajeto, estes não O reconheceram. E isso aconteceu porque, segundo a Palavra de Deus, eles estavam com os olhos como que “vendados”.

O desespero cega. Quando a pessoa perde a esperança, ela já não vê mais nada de bom à sua frente. Os olhos daqueles discípulos estavam apenas voltados para as coisas negativas. Eles só conseguiam ver diante deles o problema. Estavam desanimados e haviam perdido a esperança.

Quando Jesus lhes pergunta sobre o que conversavam pelo caminho, eles se voltam para Ele com o rosto triste. A Palavra de Deus mostra esses discípulos indo para Emaús, dando as costas para Jerusalém. E essa cidade, na Bíblia, é a Igreja, ou seja, aqueles seguidores de Jesus Cristo estavam abandonando a fé no Senhor. Eles já não acreditavam mais n’Ele. Estavam indo embora para viver a própria vida, porque a falta de esperança já lhes havia dominado o coração.

Quando nós não esperamos mais nada da nossa família, do nosso cônjuge, de um filho, de um amigo, etc., não conseguimos ver nada além dos defeitos destes. Porque fomos perdendo a esperança nessas pessoas. Mas onde entra a esperança a vida renasce. Onde a esperança nos toca somos renovados.

A Palavra de Deus, por estar imbuída do poder da ressurreição, tem o poder de salvar! São Pedro afirma que a Sagrada Escritura nos regenerou para uma esperança viva. Regenerar é nascer de novo. E ela nos regenera para uma vida nova. Jesus não ressuscitou por um “simples capricho”, não foi para “querer aparecer”. Tanto que a ressurreição, a obra mais espetacular que já aconteceu, se deu na madrugada, na calada da noite, no segredo e na intimidade entre Jesus e o Pai. A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo é para a nossa justificação. É para a nossa salvação. O Senhor ressuscitou para dar a você uma esperança.

Porque Jesus ressuscitou, eu posso esperar! Mas esperar o quê? Uma cura? Uma libertação? Uma graça de conversão? Não. Nós que somos de Cristo não esperamos pouca coisa. Tudo isso é pouco perto do que esperamos. Se alguém perguntar a você o que espera, responda: “Eu não espero nada menos do que ressuscitar com Cristo”.

A esperança do cristão é a ressurreição. Nós vamos ressuscitar com Jesus Cristo! Jesus ressuscitou para nos dar a esperança. Mas veja: esta força de Deus, que vai nos ressuscitar dos mortos, que vai transformar o nosso corpo mortal num corpo imortal, não está guardada apenas para o último dia. De fato, ela vai agir no nosso corpo no último dia, mas ela já está em nós!

Quando Jesus ressuscitou a esperança entrou no mundo. E esta força da ressurreição, que no último dia dará vida ao nosso corpo mortal, hoje pode dar vida ao nosso coração, ressuscitar o nosso interior e dar a esperança de que tanto necessitamos.

Quando Jesus, a convite daqueles discípulos, entra naquela casa, Ele faz algo que um convidado, segundo a cultura daquele povo, jamais deveria fazer: Ele se senta à mesa e parte o pão. Isso quem faz não é o convidado, mas sim, o dono da casa. O visitante fazer isso era uma afronta. Mas, nessa situação, o “dono da casa” era Jesus Cristo. Dono da vida e do coração daqueles discípulos. E no momento em que Ele parte o pão e o distribui Ele desaparece.

Há um importante ensinamento nisso: o Senhor desapareceu no momento em que Ele consagrou a Eucaristia para dizer àqueles discípulos – e hoje a nós – que quem comunga o Seu Corpo na Eucaristia não precisa mais ver o Corpo ressuscitado d’Ele, porque O está comungando no pão que foi transubstanciado no Seu Corpo.

Quem comunga não precisa ver! Quem comunga toma para si o Corpo ressuscitado de Nosso Senhor Jesus Cristo. E quando aqueles discípulos sentiram a presença do Senhor ressuscitado na Eucaristia, renasceram. Eles sentiram e provaram a força da esperança.

Não se desespere! Não há nada de útil que podemos tirar do desespero. Fazemos somente loucuras quando estamos desesperados. O desespero jamais será o seu aliado. Nesta vida, nada de bom conseguimos fazer sem esperança. Sem ela, tudo para. A nossa vida fica “paralítica”.

Infelizmente, estamos mais acostumados a desanimar os outros do que lhes dar esperança. É necessário dar ao outro um motivo de esperança. Acenda a esperança dentro da sua casa! Acenda a esperança no coração daquela pessoa e saiba que ela jamais se esquecerá desse gesto. Deixe que hoje a esperança o conduza pela mão. Ninguém que espera por causa de Deus, espera em vão. Acredite! Tenha esperança em seu coração.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Abril de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto