SORRINDO PRA VIDA - 05/06/2015

O Senhor nos ordena: "levanta-te"

Padre João Marcos Polak, na manhã desta sexta-feira, medita sobre a história de Jairo e da mulher hemorroísa. Motivando nossos corações a ter uma fé expectante, padre João nos convida a aproximarmos de Jesus com o coração sincero e apresentar a Ele nossas necessidade. Confira áudio e transcrição do Programa “Sorrindo pra Vida”:

A palavra meditada hoje está em São Marcos 5,21-43:

“Jesus passou novamente para a outra margem, e uma grande multidão se ajuntou ao seu redor. Ele estava à beira-mar. Veio então um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, caiu-lhe aos pés e suplicava-lhe insistentemente: “Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!” Jesus foi com ele. Uma grande multidão o acompanhava e o apertava de todos os lados. Estava aí uma mulher que havia doze anos sofria de hemorragias e tinha padecido muito nas mãos de muitos médicos; tinha gastado tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se, na multidão, por detrás e tocou-lhe no manto. Ela dizia: “Se eu conseguir tocar na roupa dele, ficarei curada”. Imediatamente a hemorragia estancou, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.

Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele e, voltando-se para a multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa”? Os discípulos disseram: “Tu vês a multidão que te aperta, e ainda perguntas: ‘Quem me tocou?’” Ele olhava ao redor para ver quem o havia tocado. A mulher, tremendo de medo ao saber o que lhe havia acontecido, veio, caiu-lhe aos pés e contou toda a verdade. Jesus então disse à mulher: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença”.

Enquanto ainda estava falando, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga dizendo:“ Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o mestre?” Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo, somente crê”. Ele não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a agitação, pois choravam e lamuriavam muito. Entrando na casa, ele perguntou: “Por que essa agitação, por que chorais? A menina não morreu, ela dorme”. E começaram a zombar dele. Afastando a multidão, levou consigo o pai e a mãe da menina e os discípulos que o acompanhavam. Entrou no lugar onde estava a menina.  Pegou a menina pela mão e disse-lhe: “Talitá cum!” (que quer dizer: “Menina,eu te digo, levanta-te”). A menina logo se levantou e começou a andar – já tinha doze anos de idade. Ficaram extasiados de tanta admiração. Jesus recomendou com insistência que ninguém soubesse do caso e falou para que dessem de comer à menina.

clube_padrejoaomarcos_sorrindo

“Jesus deu uma ordem a menina: ‘Menina levanta-te’, mesma ordem que o Senhor nos dá hoje: ‘Meu filho levanta-te. Minha filha levanta-te'”, afirma padre João Marcos / Foto: Arquivo CN

Jairo foi ao encontro de Jesus e insistentemente O suplicava que curasse sua filha. O Mestre pela perseverança de Jairo o acompanhou, porém no meio do caminho, encontraram com a mulher hemorroísa. Aquela mulher não conhecia Jesus, apenas ouviu falar sobre Ele, porém teve fé e ao tocar em Seu manto foi curada.

O modo que vamos ao encontro de Cristo toca Seu coração. Se nossa oração é dirigida ao Senhor com sinceridade, O tocaremos. Não paremos nas dificuldades, desânimos e quedas, mas creiamos que ao tocarmos o Mestre seremos curados e libertos.

Não tenhamos medo, pois é o Senhor quem nos conduz e vê nossas necessidades. Quando acolhemos Jesus em nossa vida, acolhemos o Ressuscitado, que nos coloca em pé, restaurando-nos.

Jesus deu uma ordem para a menina: “Menina levanta-te”, esta é a mesma ordem que o Senhor nos dá hoje: “Meu filho, levanta-te. Minha filha, levanta-te”. Cristo nos dá uma nova oportunidade, não vivamos no passado, mas levantemo-nos do estado de morte que nos encontramos.

O Senhor não nos impõe nada, mas para vivermos uma vida nova depende de nós, pois, precisamos dar o primeiro passo. Quantos se encontram presos em situações do passado, as quais não nos levam para frente.

Ao comungarmos tenhamos a certeza que comungamos da presença real de Cristo, o qual tem o poder de ressuscitar nossa vida e de nossos familiares. Não comungamos algo simbólico, mas comungamos da presença viva de Cristo. Na Eucaristia Cristo liberta nossos pensamentos de toda situação que nos prostra.

Jairo e a mulher hemorroísa colocaram sua esperança em Jesus e tiveram suas vidas reconstruídas. Tenhamos a coragem de depositar nossa esperança em Cristo, pois Ele deseja nos reconstruir. O Senhor presenteia-nos com um tempo novo!

Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

Louvado seja Deus pelos 11% do Projeto “Dai-me Almas”
Ajude-nos a levar a Boa Nova a muitos corações! A evangelização não pode parar.
Contamos com sua ajuda e oração.
Deus lhe pague.

bota_clube_300_100