Sorrindo pra vida - 21/11/2012

O sábio constrói sua casa sobre a rocha

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 21 de novembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 7, 24-29.

“A vida é uma escolha e precisamos aprender a identificar os verdadeiros valores para cultivá-los”, afirma Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Diante dessa Palavra, nós nos questionamos: o que diferencia um tolo de um sábio? O que torna um homem esperto e outro imprudente? A própria Palavra nos dá a resposta quando nos ensina que um constrói sobre a rocha firme e o outro sobre a areia.

Há pessoas que resolvem construir suas vidas sobre a areia e ponto; outras, falam que vão construí-la só por um tempo e, depois, mudá-la de lugar, mas ficam enrolando até o fim da vida. Essas pessoas constroem suas vidas sobre a areia temporariamente, mas o temporário se torna definitivo para elas. Elas permanecem ali até que a tempestade as derrube. Isso acontece com os estudos, com os relacionamentos, com o trabalho, com Deus.

A Sagrada Escritura nos mostra que a diferença entre o tolo e o sábio é que o tolo sempre deixa tudo para depois e o sábio é aquele que faz na hora, no tempo oportuno da situação.

A Palavra ainda nos revela uma certeza: as chuvas e os ventos acontecerão na vida de todos nós, quer escutemos ou não o que Deus tem a nos dizer.

Tenha você fé ou não, a tempestade virá contra sua vida. A questão é se você estará entre os que a superam ou no meio dos que se deixam cair. Onde você se encontra? No meio dos que verão a sua construção resistir às provações ou entre os que catarão os cacos da sua história?

Percebam que a Palavra nos diz verdades que nos servem como uma luva. Por que entre tantas pessoas que estão em busca de sua realização pessoal e sua felicidade somente a minoria alcança o resultado esperado e duradouro? Porque somente essa minoria consegue passar pela tribulação sem perder a esperança, a alegria e a fé. Aqui está a diferença: sobre a rocha, a casa permanece; sobre a areia, não.

Como é bom ver uma pessoa que está firme em Deus dizer que passou por tudo sem perder a fé e a alegria! Mais ainda, que alegria ver quando as pessoas reconhecem que suas casas estão sobre a areia e entendem que precisam mudar, pois é importante entender que sobre a areia a vida fica vulnerável.

Ter a casa construída sobre a areia é achar que a felicidade é construída apenas com pensamentos positivos, pensando que a vida vai trabalhar sozinha a seu favor. Mas não, para que o mundo conspire a seu favor você precisa fazer a sua parte, o seu trabalho. Às custas da imaginação a realidade não se constrói. É bom sim ser otimista e ter pensamentos positivos, mas só com isso nada acontece.

Outra coisa que nos faz trabalhar sobre a areia é tentar se beneficiar a partir da manipulação das pessoas com sorriso no rosto e palavras bonitas. Isso pode até abrir portas, mas não dura, pois as pessoas percebem quando estão sendo usadas. Essa atitude é uma falta de caráter e de princípios, assim estaremos construindo a nossa casa sobre a areia.

E quem é a pessoa que constrói a sua casa sobre a rocha? É a pessoa íntegra, inteira em tudo o que faz, aquela que constrói sua vida com fundamentos, que não tem duas caras. É a pessoa de caráter, que trabalha duro para conquistar sua felicidade. É quem tem coragem e dedicação para talhar uma vida feliz.

Quem constrói a vida sem fundamentos faz como um aluno de véspera, que deixa para estudar de última hora. Sempre vai ser mediano, nunca vai se destacar. Quem vive de aparências, às custas dos outros e da imaginação, faz da vida uma caixa, bonita por fora e vazia por dentro.

A rocha sobre a qual precisamos edificar a nossa vida é Jesus Cristo. É n’Ele que devemos firmar o nosso caráter. A Palavra nos chacoalha dizendo que precisamos identificar os valores que governam a nossa vida.

Você se firma em Deus? Algumas pessoas acham que a religião não é uma coisa importante para se ensinar aos filhos desde pequenos, mas, nela, não estão somente os valores ligados à crença religiosa, e sim valores que acreditamos como a bondade, a honestidade, o respeito, o perdão.

Peço ao Espírito Santo que nos ajude a entender os valores que governam a nossa vida. Há pessoas que se governam pela beleza, pelo dinheiro, pelo prazer ou até por sua própria capacidade, mas isso são valores que passam. A vida é uma escolha e precisamos aprender a identificar os verdadeiros valores para cultivá-los. Chega um momento em que temos de acordar e perceber o quanto estamos caminhando ao encontro de contra-valores que vão nos despedaçar. Só Deus pode nos ajudar a corrigir esse curso.

Senhor, ajuda-nos a não nos despedaçarmos contra a verdade dessa vida. Suplicamos que o Seu Espírito Santo nos dê sabedoria para diferenciarmos os verdadeiros valores, os quais nos fazem felizes, dos falsos que nos desviam da verdade e nos destroem. Nós Lhe pedimos a graça de não sermos tolos, mas sábios; capazes de distinguir o mal do bem e escolher sempre a bondade; de escolher fazer o certo e não deixar nada para amanhã. Dá-nos essa graça e enche-nos com Seu Espírito Santo para nos firmarmos na verdade que nos dará força para passarmos por todas as chuvas que ainda virão.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.