Sorrindo pra vida - 11/06/2013

O deserto interior nos leva ao encontro com Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 11 de junho de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Reis 19,1-8.

“Precisamos alimentar nossas pequenas esperanças com a grande esperança que é o encontro com Deus”, ressalta Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, Elias acabou de presenciar mais um prodígio realizado por Deus. Ele estava diante de mais de 450 profetas, sendo o único profeta do Deus Altíssimo. Ali, ele desafiava todos aqueles pagãos e advertia o povo por acreditarem em um deus pagão.

Elias os desafiou, pedindo que eles fizessem um sacrifício para Baal, o deus pagão. Eles o fizeram, mas nada aconteceu. Então, Elias veio fazer o seu sacrifício ao Deus Altíssimo. Ele fez um altar, orou e pediu ao Senhor: “Meu Deus, para que o povo reconheça que o Senhor é o Deus verdadeiro e que eu sou o Seu servo, responda-me”.

Daí, veio do céu um fogo que consumiu todo altar. O povo começou a gritar e a reconhecer o Senhor como Deus. Ali, Elias mandou que todos os profetas pagãos fossem mortos.

Agora, chegamos à Palavra de hoje. A rainha Jezabel ficou furiosa por Elias ter mandado matar os seus profetas, então ela mandou uma mensagem a ele: “Que os deuses me castiguem se amanhã, a esta hora, eu não tiver feito com você o mesmo que você fez com os profetas”. Era uma ameaça de morte, e Elias, apesar de ser um servo do Senhor, como homem estava sujeito às imperfeições. Ele teve medo e por isso fugiu.

Elias tinha um servo que sempre o acompanhava, mas quando chegou a Bersabéia de Judá, último território antes do deserto, ele deixou seu servo lá, para que este ficasse em um lugar onde tivesse o que comer e beber e caminhou sozinho para o deserto.

No meio do caminho, ele parou, sentou-se debaixo de uma árvore e desejou a sua morte, dizendo: “Chega, Javé! Tire a minha vida, porque eu não sou melhor que meus pais”.

Elias estava se sentindo um fracassado por ter ficado com medo e fugido, por isso ele pedia sua morte. O cenário que o profeta viveu pode ser o mesmo que hoje você está vivendo. Você pode estar se sentindo um fracassado, porque orou e nada mudou, tudo está em ruínas. Mas a história não acaba nesse deserto, nesse sentimento de fracasso.

Quando o profeta deseja sua morte, ele deita no chão adormece de tristeza. Mas, de repente, um anjo de Deus aparece, o toca e diz: “Levante-se e coma.” Elias abre os olhos, vê uma jarra de água e um pão assado; comeu, bebeu e deitou-se novamente.

O anjo o toca novamente e diz: “Levante-se e coma, pois o caminho é superior às suas forças”. Então, ele se levantou, comeu e bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus.

O Senhor agiu na vida de Elias e age na sua também. Passar pelo deserto é preciso, mas o caminho não acaba ali. Você, que hoje vive em um deserto interior, viva-o intensamente, mas saiba que você só está nele de passagem, pois ali não é a parada final.

O deserto é uma fase que nos leva ao encontro com Deus. Por isso, Ele está dizendo: “Você está nesse deserto, mas eu estou ao seu lado, vou alimentá-lo e fortificá-lo para que você possa segir. Esse tempo de aridez vai passar, porque o seu lugar é na montanha para ter um encontro comigo”.

É o próprio Senhor que vem nos alimentar na Eucaristia, pelo Seu Corpo, Sangue, alma e divindade. Ele vem nos fortalecer.

Hoje, a mensagem dessa Palavra é que você não está sozinho, o Senhor está ao seu lado. Alegre-se, levante-se desse deserto e coma, porque você tem um longo caminho a percorrer. Eu vou fazer você chegar ao seu objetivo que é a montanha da santidade.

Agora, o profeta tem um objetivo: ir para a montanha a fim de encontrar-se com Deus. Você, que está no deserto, qual seu objetivo? Qual esperança você precisa alimentar, no seu coração, no dia de hoje? Faça o que tem de fazer, pois o Senhor o alimenta para que você siga até o encontro com a grande esperança. Por isso, caminhe, revigore sua força no Espírito Santo. Que Ele traga de volta a fé ao seu coração e faça você levantar desse deserto, para caminhar para a montanha. É o Senhor que vem alimentá-lo para você recobrar as suas forças.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.