Sorrindo pra vida - 12/03/2013

Não há portas fechadas para o poder de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 12 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Apocalipse 3,7-13.

“Alegremo-nos, hoje é dia de esperança”, pede Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Em um tempo difícil para os cristãos, o Senhor envia sete cartas para sete igrejas a fim de dar força a elas. Na verdade, não só para elas, pois essas cartas eram direcionadas a todas as igrejas do mundo. Eram mensagens de ânimo e esperança.

Hoje, não é um dia para apostas e especulações, mas dia de festa e esperança, porque, com o Conclave, todos estão na expectativa para receber o Sucessor de Pedro. Em breve, nós escutaremos aquela expressão que alegra o coração do católico: “Habemus Papam”. Quando o novo Pontífice aparecer, precisamos estar preparados para fazer uma festa, porque receberemos o novo Papa.

Filadélfia significa “amor dos irmãos”. Na Palavra, o Senhor fala a essa cidade do amor fraterno: “Assim, diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, abre e ninguém fecha, fecha e ninguém mais abre.” É Deus quem tem a chave de Davi, é Ele quem pode ligar e desligar o que está nas mãos de Deus. Quando Ele abre, ninguém fecha. Quando Ele fecha, ninguém abre.

No Conclave, porque é que as portas se fecham? Porque as grandes decisões precisam ser tomadas em Deus, diante d’Ele e no silêncio d’Ele. É por isso que, nos momentos que nós nos encontramos em crise, o melhor é silenciar e acalmar o coração. Temos de trancar as portas e ficar a sós com Deus para ouvirmos a voz d’Ele.

Nosso Papa emérito, durante seu pontificado, disse: “O Espírito Santo é a alma da Igreja. Sem Ele, a que ela se reduziria? Seria, certamente, um grande movimento histórico, uma complexa e sólida instituição social. Talvez uma forma de agência humanitária. E, na verdade, é assim que a vêem, e quantos a consideram fora de uma ótica de fé! Porém, em sua verdadeira natureza e também em sua autêntica presença histórica, a Igreja é incessantemente plasmada e guiada pelo Espírito Santo de seu Senhor. É um corpo vivo, cuja vitalidade é justamente fruto do invisível espírito Divino.”

Para muitas pessoas, a Igreja é uma forma de agência humanitária, uma complexa e sólida instituição social, um movimento histórico, mas o Papa emérito diz que a Igreja é o corpo vivo do Espírito Santo, porque tem alma.

Os cardiais se reúnem de portas fechadas para o Conclave e, diante de Maria, mãe do céu, de Deus e do Espírito Santo, vão escolher o melhor Sucessor de Pedro. E quando a fumaça branca sair, alegremo-nos, porque o novo Papa sairá e, depois que Deus abrir aquela porta, ninguém poderá fechá-la.

Esta é a beleza da nossa Igreja. Deus, que tem o poder, diz: “Conheço sua conduta, coloquei à sua frente uma porta aberta, que ninguém mais poderá fechar.” É Ele quem fecha e abre as portas da sua vida. Por isso, hoje, deve ser um dia de esperança.

Quando se fechar as portas do Conclave, lembre-se de todas as vezes que Deus fechou as portas da sua vida, não para a graça, mas para todo mal que vinha sobre você. Ele o protegeu. Recorde com alegria de todos os momentos, de todas as vezes que o Senhor também abriu as portas da sua vida para lhe conceder bênçãos sobre bênçãos.

Não há portas fechadas para o Evangelho. Se, hoje, você sofre, acredite em Deus, pois não há portas fechadas para o poder do Pai. Se você conhece alguém, cuja porta do coração está fechada para Deus, ore, persevere, porque, na força do Espírito Santo, essa porta se abrirá.

Para você, vencedor, Ele diz: “Ao vencedor, farei dele uma coluna no templo do meu Deus; e aí ficará firme para sempre. Gravarei nele o nome do meu Deus; gravarei o nome da Cidade do meu Deus: ‘A Nova Jerusalém, que desce do céu, de junto do meu Deus’. Gravarei no vencedor o meu novo nome.” Cada dia é um combate, mas o Senhor lhe dá a coroa da vitória. Guarde-a firme.

Essa é uma promessa linda do Altíssimo, num tempo em que muitos vivem pulando de galho em galho, procurando discursos bonitos e palavras adocicadas em vez de carregar sua cruz. Mas o Senhor fala: “Carrega sua cruz, persevera, porque tem uma coroa de vitória para você e, se você permanecer firme, Deus lhe constituirá uma coluna em Seu santuário e, de lá, você não sairá.”

Seja firme no Senhor, aconteça o que acontecer. Permaneça na Igreja e o Deus fará de você a coluna no Seu santuário para toda eternidade.

Termino essa reflexão contando um testemunho:

Durante esse pré-Conclave, os repórteres viam um cardeal passando e já iam até ele. Um deles estava passando, quando o repórter chegou e lhe perguntou se havia um nome forte para ser escolhido. O cardeal, então, disse-lhe que sim. Na mesma hora, o repórter, todo curioso, perguntou qual era. Então, o cardeal lhe respondeu: “É o nome mais santo, o nome de Jesus”. Daí, o repórter ficou sem palavras.

A Igreja pertence a Deus. Alegre-se, pois hoje é dia de esperança. Que hoje essa alegria contagie seu coração. Deus o abençoe!

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.