Sorrindo pra vida - 16/01/2014

Não desista de levar quem você ama para Deus

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 16 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 2,1-12.

“Ao levar alguém para Deus, não podemos desistir na primeira dificuldade”, afirma padre Arlon.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

A Palavra de hoje começa dizendo que Jesus chegava na casa d’Ele, em Cafarnaum, mas essa não era a cidade d’Ele. Então, como pode a Palavra nos dizer que Ele chegava em Sua casa?

Jesus escolheu Cafarnaum para ser a cidade de Sua vida pública, porque era uma lugar grande, com um fluxo alto de pessoas. Ele sabia que, com isso, o Evangelho seria levado a muito mais pessoas. E lá também ficava a casa de São Pedro, onde Jesus se hospedava e se sentia bem, como se estivesse em Sua casa.

Agora, entendemos o motivo de a Palavra dizer que Jesus estava em Sua casa. Dela também podemos tirar o primeiro ensinamento do dia: para evangelizar é preciso ser inteligente, pedir a inspiração de Deus para que Ele nos ensine a evangelizar. Era isso que Jesus fazia.

O Evangelho continua dizendo que, na casa de São Pedro, muitas pessoas estavam presentes para ouvir Jesus. Chegou também um paralítico, carregado por quatro homens. Esse tentava chegar até o Senhor, mas não conseguia devido ao grande número de pessoas que estavam lá.

Imaginem a cena: quatro amigos levando o paralítico, em uma maca, para ver Jesus. Quando chegam ao local, uma multidão na porta impede que eles cheguem até o Senhor. Vocês pensam que eles desistiram? Não. Eles fizeram um buraco no teto, bem em cima de onde estava Jesus, e o desceram até Ele. A Palavra nos ensina que, quando queremos levar alguém para Deus, não podemos desistir na primeira dificuldade.

Jesus já esperava o paralítico, sabia que ele estava na porta e, com certeza, mandava inspirações para aqueles amigos, para que eles não desistissem. Agora, pensem na alegria do Senhor quando aquele homem começou a descer pelo teto. É a mesma alegria que Ele sente quando você decide ir à Missa, quando você reza.

Então, vendo a fé dos amigos do paralítico, Jesus disse e ele: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. O Senhor curou o paralitico por causa da fé dos seus amigos. Deus pode curar e mudar alguém que nós amamos por causa da nossa fé. E como é lindo perceber que Jesus se compadece do nosso esforço e sofrimento, para levar alguém para Deus!

Vejam que, quando a Palavra fala sobre um paralítico, subliminarmente, quer dizer que não é só sobre a paralisia física, mas também sobre uma paralisia espiritual, de pessoas que têm pernas, mas não conseguem ir até Deus, por isso nós temos que carregá-las.

Não desista dos seus, assim como Deus não desiste de você. Se for preciso, chame uma, duas, três pessoas para ajudá-lo, mas leve a pessoa que você ama até o Senhor; o restante fica por conta d’Ele.

Com certeza, o paralítico estava ali, porque queria voltar a andar. Então, por que o Senhor lhe disse: “Filho, os seus pecados estão perdoados”? Vejam que interessante: Jesus faz uma relação entre cura física e os pecados. Por isso a confissão é um sacramento de cura, porque muitas doenças físicas acontecem por conta de coisas espirituais e emocionais. Mas, hoje, Deus nos convida a voltarmos para nosso interior, para vermos se não há nada guardado, que seja a raiz dos nossos problemas ou até procurarmos uma confissão para curar algum mal em nossa vida.

Continuando nossa reflexão; depois de ter falado ao paralítico, sobre o perdão dos seus pecados, muitos que estavam ali pensaram que Jesus estava blasfemando por falar em Nome de Deus, vendo isso, o Senhor disse: “Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados, ordeno a você: Levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.”

Vocês acham que o paralítico foi curado ali? Não, porque o ato de se levantar dependia dele. Deus fez tudo, os amigos ajudaram, mas o voltar a andar dependia do paralítico.

Meu irmão, há coisas que você terá de fazer para ser curado. Tomar posse da cura depende de você. Neste momento, Deus pede que você se levante dessa depressão, dessa vida de alcoolismo e adultério. Jesus está dizendo que, se você está desempregado, vai arrumar um emprego. Seja liberto em nome do Senhor, tome posse da Sua graça.

Peço ao Espírito Santo que, em nome de Jesus, Ele alcance todos os paralíticos físicos e espirituais da sua casa, pessoas que você ama, mas ainda não tiveram um encontro com Deus. Reze também por essas pessoas, pois, hoje, você é um desses quatro amigos que precisam levar alguém para Deus. Não desista!

Em nome de Jesus, que o Espírito Santo seja derramado sobre você, neste dia; que Ele lhe revele todos os seus pecados, os quais lhe causam doenças físicas, lembranças que você precisa retomar para ser curado. Que o Espírito lhe dê forças para que você não desista de si mesmo nem dos seus, para que seja um dia de evangelização.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.