Sorrindo pra Vida - 04/09/2014

Louvemos o nome do Senhor nas alegrias e nas tribulações

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 4 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em Romanos 8,35-39:

“Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada? Pois está escrito: ‘Por tua causa somos entregues à morte, o dia todo; fomos tidos como ovelhas destinadas ao matadouro’. Mas, em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou. Tenho certeza de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potências, nem a altura, nem a profundeza, nem outra criatura qualquer será capaz de nos separar do amor de Deus, que está no Cristo Jesus, nosso Senhor.”.

“Temos que tirar da nossa vida todo negativismo, que nos faz viver de maneira amargurada e abrir nosso coração para o louvor”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Quem nos separará do amor de Deus? Nem as tribulações do presente momento podem nos separar do Seu amor. A Palavra de hoje fala sobre nossos sofrimentos, os quais não se comparam com a glória que virá pelas mãos de Deus.

Não permitamos que nossos problemas nos afastem do amor que o Senhor tem por nós. Por causa de Deus somos entregues à morte todos os dias, pois morremos diariamente para este mundo e nos tornamos criaturas d’Ele. Por essa razão, enfrentaremos problemas por viver a contrariedade das coisas do mundo.

Quem ama a Deus e abre o coração ao Seu amor recebe a cada dia a graça necessária para vencer a morte, a tentação, as angústias, dentre outros malefícios. O Pai sabe como nos proteger e nos arrancar das garras do inimigo. Nem a fome, nem a nudez, nem a espada têm sobre nós a última palavra, porque somente Deus tem a última palavra em nossa vida.

Convivemos diariamente com perdas, fracassos, incompreensões, traições. Convivemos com o mal, que nos ataca e tenta nos seduzir de diversas formas, interior e exteriormente, mas não é por isso que precisamos ser negativistas. Aquele que pensa de modo negativo se afunda em suas dúvidas e angústias.

São Paulo escreve essa carta porque, com certeza, estava passando por tribulações. Essa carta é uma oração que devemos fazer de coração, para que não nos esqueçamos de que, mesmo em meio às tribulações, nada pode nos separar do amor de Cristo. Temos que tirar da nossa vida todo negativismo que nos faz viver de maneira amargurada e abrir o coração para o louvor, para exaltar o Senhor, para agradecer pelo dom da nossa vida. Nosso coração não é um depósito de lixo!

Como vencer o negativismo? Ter diante de nossos olhos que Deus está conosco, agradecer a Ele por tudo o que temos: pessoas, bens, trabalho, vida, e cantar louvores ao Senhor. Quantas coisas pequenas nos prendem, as quais poderiam ser um caminho de libertação e amadurecimento para nós! Por diversas vezes, remoemos fatos do passado e paramos no tempo.

Nossa vida será mais feliz quando pararmos de remoer o passado e de ter medo do futuro, tomar as experiências do presente e colocarmos na presença de Deus. Não temos de agradecer a Deus pelo pecado que comentemos ou pela desgraça que vem sobre a nossa vida, mas sim pela presença constante d’Ele em nossa vida, porque, mesmo em meio a desgraças, Ele não nos abandona.

Quando somos gratos ao Senhor, abrimos o coração para experimentarmos o amor d’Ele por nós. Devemos repetir sempre e em todas as ocasiões: “Quem poderá me separar do amor de Deus?”. Ninguém pode nos separar do amor de Deus, apenas nós mesmos. É mais fácil vencer aquilo que nos deprime com essa oração de que nada pode nos separar do Senhor em vez de ficarmos reclamando do que acontece conosco.

Somos tentados a murmurar e a reclamar, mas diante da tentação digamos: “Isso não pode me separar do amor de Deus!”. É preciso ter um coração de criança!

Cristo, ao falar com Seus discípulos, ensinava que precisamos ser simples como os pássaros. O Pai do céu cuida de um passarinho, quanto mais não cuidará de Seus filhos que são imagem e semelhança d’Ele. Ao ouvirmos as palavras de Jesus precisamos aprender a viver da Divina Providência e, desde cedo, louvar e bendizer o nome do Senhor, assim como os pássaros o fazem. Aquele que aprende a rezar e agradecer a Deus desde cedo vive alegre, vive contente. A primeira coisa que um pássaro faz logo cedo e antes de se recolher é agradecer a Deus com seu louvor. Quem dera se, com o coração cheio de confiança, cantássemos que nada nos separará do amor de Cristo!

Façamos a experiência de cantar e louvar neste dia o nome do Senhor, proclamando que nada nos separará do Seu amor! Animados pelo Espírito Santo, usemos de nossas palavras para animar aqueles que estão ao nosso lado. Em todas as coisas Deus nos faz mais que vencedores. Nossa vida não é uma vida fácil, pois temos desafios diários, mas com o Senhor somos vencedores.

Temos alegria e confiança porque sabemos que, mesmo em meio a dificuldades, Deus nos faz vencer. Ele não nos abandona nas lutas que temos enfrentado. Ele permite que entremos na batalha porque lutará conosco, porque, se Deus é por nós, quem será contra nós? É preciso dar um passo de cada vez, mas não fiquemos parados. É preciso ir em direção ao que Deus nos propõe, aos desígnios d’Ele para nossa vida. Aquilo que o Senhor coloca em nosso coração, no momento de oração, é Sua profecia para nós.

A nossa fé precisa alcançar tudo aquilo que Deus preparou para nós. Tudo o que queremos ser como pessoas de bem está dentro das possibilidades da nossa fé. Com a alma aberta às inspirações e impulsos do Senhor deixemos que todo nosso ser receba o batismo de Seu amor. Em tudo somos mais que vencedores graças ao Senhor que nos ama. Tomemos posse das promessas de Deus e aceitemos todos os desejos que Ele desperta em nosso coração.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva