Sorrindo pra Vida - 17/07/2012

Levante-se! Venha para o povo de Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 17 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Lucas 7,11-17.

“A Igreja é lugar de amor, perdão e fé. Da mesma forma, sua casa tem de ser lugar de amor, perdão e fé. Tudo o que você encontra na Igreja, tem de encontrar na sua casa”, ressalta Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, essa Palavra nos coloca diante de uma profunda escolha.

Na cidade de Naim, encontram-se duas multidões. Uma que segue Jesus e outra que segue a morte. A primeira prefigura a Igreja, pois são os discípulos do Senhor que caminham alegres e cheios de esperança, seguindo seu Mestre. A segunda representa um cortejo fúnebre, uma vida que caminha não para a eternidade, mas para a morte. Essa multidão é formada pelas pessoas que têm medo de morrer, as quais não enxergam que a morte é uma passagem para a vida eterna.

Nós cristãos caminhamos para a eternidade, a nossa vida não termina com a morte. Mas nos deparamos com essa multidão que leva o morto para ser enterrado. O filho morto da mulher que seguia o cortejo era o único que podia cuidar dela, pois, pela cultura judaica, se o marido não pudesse cuidar da família ou se a mulher fosse viúva, era o primogênito quem tomava a frente da casa. Mas como ele era seu o único filho, ela estava sozinha. O Evangelista Lucas faz questão de contar detalhes desta passagem.

Vemos a mãe caminhando sozinha, ela já não tinha mais seu filho. Jesus, vendo essa triste realidade, se compadece dela e lhe diz: “Não chores!”.

Hoje, você pode estar passando por essa situação. Diante da dor, do luto ou da perda de um ente querido, você faz um questionamento: “Onde está Deus que me deixou viver essa dor tão grande?”. Ele está ao seu lado, compadecido e dizendo a você: “Não chore!”.

Jesus não fica apenas olhando para seu sofrimento; Ele vai além. O Senhor se compadece e sofre com você, assim como fez com aquela mulher. Vendo tanta dor, Ele toca no caixão e fala: “Jovem, eu te digo, levanta-te!”

Naquele momento, o cortejo parou, todo luto acabou ali. Isso é muito importante, pois é o que Jesus quer fazer conosco nesta dia. Toda tristeza, luto e depressão precisam parar no dia de hoje, pois onde Jesus toca há vida e esperança. No momento em que Ele toca no caixão da nossa existência, tudo tem de parar, pois o que Ele fala acontece.

Muitos jovens que virão para o Acampamento PHN poderão estar mortos por seus pecados, pelas escolhas erradas, pelos vícios, mas Deus tocará no caixão da existência de cada um e todos serão ressuscitados pela Palavra de Deus.

O Papa Paulo VI nos diz, no documento Evangelii Nuntiandi, número 71: “No conjunto daquilo que é o apostolado evangelizador dos leigos, não se pode deixar de pôr em realce a ação evangelizadora da família. Nos diversos momentos da história da Igreja, ela mereceu bem a bela designação sancionada pelo Concílio Vaticano II: “igreja doméstica”. Isso quer dizer que, em cada família cristã deveriam encontrar-se os diversos aspectos da Igreja inteira. Por outras palavras, a família, como a Igreja, tem por dever ser um espaço onde o Evangelho é transmitido e donde o Evangelho se irradia. No seio de uma família que tem por consciência essa missão, todos os membros da mesma família evangelizam e são evangelizados.”

A partir dessas palavras, você entende por que Jesus devolveu o filho à Sua mãe. Ele poderia pedir que o jovem O seguisse, mas não, Ele devolve o filho, porque, diante da ressurreição, o rapaz precisa ser testemunha dentro de sua casa. A mãe daquele jovem precisa ser testemunha do Senhor.

Os aspectos da Igreja têm de estar presentes no seio de uma família. A Igreja é lugar de amor, perdão e fé. Da mesma forma, a sua casa tem de ser lugar de amor, perdão e fé. Tudo que você encontra na Igreja, você tem de encontrar na sua casa.

É o que Deus quer de nós. Para todos que virão ao PHN, recebam o toque de Jesus para que voltem às suas casas com alegria, testemunhando a ressurreição por meio de Jesus.

Não só na Igreja, mas também dentro da sua casa você tem de ser testemunha da ressurreição de Deus e mostrar que, hoje, sua vida está cheia de alegria, de esperança, está cheia do Espírito Santo, para que todos vejam a graça do Senhor, assim como na Passagem: “Todos ficaram tomados de temor e glorificavam a Deus dizendo: ‘Um grande profeta surgiu entre nós’ e ‘Deus veio visitar o seu povo’.” A sua conversão será testemunho vivo de que é possível ser de Deus.

Venha ser feliz com Jesus. Nossa maior alegria é ver que você está ressuscitado e crescendo. Hoje, Ele vem lhe dizer: “Levanta-te”. Você não precisa mais ficar triste. Venha para o povo de Deus, venha para a Igreja. É uma alegria para o Pai ver que você está com Ele. Convido você a fazer essa escolha hoje.

Deus o abençoe.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.