Sorrindo pra vida - 11/11/2011

Jejum e oração, armas poderosas para o combate espiritual

Mensagem de Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 11 de novembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está no II Crônicas 20, 1 – 18

“Pela prática da oração e do jejum, observamos e vemos a ação de Deus em nossa vida”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Podemos ver a promessa de Deus para nós nesta passagem bíblica: não precisamos temer diante das adversidades e dificuldades da vida, pois a luta não é só nossa, Deus estará sempre conosco.

Josafá, rei de Judá, era bom, justo e implantou o caráter de devoção, adoração e de entrega a Deus. Entretanto, como outros reis, ele também cometeu erros em alguns momentos, então, os profetas o corrigiram, mas, por ter no coração o desejo sincero de seguir a Deus, estes [profetas] o deixavam passar.

Num determinado momento, o reino de Judá sofreu ataques de outros povos, então, Josafá, temendo o perigo e não sabendo o que fazer, invocou o Senhor e ordenou a seu povo que praticasse o jejum. É isso [jejuar] que também devemos fazer quando não temos força para lutar contra o mal, nem sabemos o que fazer para combatê-lo.

Diante das situações difíceis que enfrentamos a melhor arma para entrar em combate é nos voltarmos para Deus, fixando nossos olhos para o alto, orando e jejuando. Deus estará em nosso favor no combate ao mal e nos dará a vitória assim como a deu a Josafá.

Pela prática da oração e do jejum, observamos e vemos a ação de Deus em nossa vida. A vitória que o Senhor concedeu ao povo de Judá foi prodigiosa, e se tomarmos esse remédio duplo (oração e jejum) a intervenção de Deus acontecerá de maneira forte e nós também teremos uma vitória prodigiosa.

A única coisa que não podemos fazer, ao passarmos por situações difíceis, é ficar parados diante delas e esperar de braços cruzados. As armas que Deus nos apresenta hoje para combatermos os males de nossa vida são a oração e o jejum. Essas são armas espirituais poderosas que devemos usar sempre no combate ao mal.

Nós temos visto, de forma dolorosa, muitas pessoas que não colhem a intervenção de Deus e que não percebem as indicações d’Ele em Sua Palavra, porque enfrentam o combate com armas humanas. Dessa forma, lutam sozinhas, sem a força de Deus Pai, contra o mal, sem a prática conjunta da oração e do jejum.

Assim como os espíritos malignos só são expulsos com oração e jejum, também há situações na nossa vida que só podem ser enfrentadas com esse duplo remédio. Nós somos instigados pelo inimigo de Deus a praticar o mal. Há várias maneiras de praticar o jejum como oferta para alcançarmos o que pedimos a Deus na oração.

Quando jejuamos abrimos espaço e oramos com o nosso corpo. Nossa vida pode ser transformada com esse remédio duplo que a Palavra de Deus nos indicou hoje.

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone