SORRINDO PRA VIDA - 15/08/2016

Espalhemos a bondade pelo mundo

O Senhor quer lhe dar aquilo de que você precisa, mas Ele pede que você leve a bondade a todos.

Marcio Mendes, nesta segunda-feira, 15 de agosto de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a levar a bondade ao outro.

.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Mateus 7, 7-12

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.”

Espalhe a bondade pelo mundo

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe.

Por quê? Por que a porta se abre simplesmente por eu ter batido? Porque Deus é tão bom, que Ele abre a porta para você, coloca ao seu alcance aquilo que você realmente procura, o Senhor atende o seu pedido.

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

Deus quer nos mostrar que, mesmo carregando em nós sentimentos ruins, sentimentos de ganância, ciúmes e desavenças, somos amados por Ele. A Palavra do Senhor quer nos mostrar que dentro de nós existem coisas não muito boas, mas cabe a nós as alimentar ou não.

Todo relacionamento, seja amizade, namoro ou relação entre pai e filho, requer bondade, que deve ser o foco do relacionamento entre as pessoas, pois quem não é bom não cumpre a principal vontade de Deus para sua vida. É nosso dever tratar as pessoas com bondade, mesmo sendo a pior pessoa que você conheça, com inúmeros defeitos, é preciso amá-las e tratá-las com carinho e bondade, pois Deus habita dentro delas.

Nós precisamos levar a bondade para a vida do próximo, seja ele uma pessoa querida ou não. Faça o bem ao outro e esse bem retornará para você. Se você cria na vida de alguém uma possibilidade para que ela seja feliz, uma hora ela encontrará também uma forma de fazê-lo feliz, porém, não faça o bem a alguém contando com esse retorno, pois isso quem lhe dará é Deus.

Quando falamos em ser bondosos, precisamos tomar certas atitudes que vão nos favorecer para que consigamos levar esses sentimentos ao outro. Um ponto muito importante é não deixarmos para amanhã o bem que podemos fazer hoje a alguém. Fazer logo o bem é fazê-lo de forma dobrada, seja em uma visita, um serviço que é prestado, até mesmo em uma ajuda material. Deus não deixa isso sem volta.

Outro ponto importante é assumir para si a responsabilidade de fazer o bem. Não coloque nas costas do seu irmão o peso de algo que você mesmo pode fazer, faça aquilo que é necessário, pois devemos aliviar a vida do outro e não deixá-la mais pesada.

Porém, é preciso ficar atento a um sentimento que faz com que caminhemos de forma contrária à bondade, o orgulho. Esse sentimento nos faz pagar um preço muito alto, não podemos deixar que o orgulho nos afaste das pessoas. Muitas vezes, é necessário perder, abrir mão de algo para que a bondade aconteça. O orgulho nos leva à ruína, não permitamos que ele nos domine.

Uma dica importante para exercitarmos a bondade é não culpar os outros por aquilo que não aconteceu. Não briguemos com alguém sobre algo que poderia ter acontecido, e se não aconteceu, não nos permitamos sofrer por isso. Não podemos ficar magoados com as pessoas por algo que poderia acontecer, é um sofrimento sem necessidade.

Por fim, precisamos entender que, na vida, vamos ficar com raiva muitas vezes, talvez várias vezes no mesmo dia. Porém, é necessário aprendermos a lidar com a raiva. Mas antes de dizer qualquer coisa com raiva, respiremos fundo, porque respirar acalma. Respiremos fundo quantas vezes forem necessárias para retomarmos a calma, pois quando falamos algo com raiva, machucamos o outro e a nós mesmos.

Quanto mais formos bondosos com as pessoas, quanto maior for nossa consideração com o outro, mais as pessoas vão nos amar e fazer coisas boas para nós. O mais importante, porém, é que isso nos unirá cada vez mais a Deus, e Ele abrirá as portas e nos dará aquilo de que você precisa. O segredo é amar! Amemos primeiro, pois a única forma de melhorar esse mundo é por meio do amor.

Marcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova