Sorrindo pra vida - 26/09/2012

Deus nos recompensa pela oração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 26 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 6,5-8.

“Deus sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de hoje fala da importância de algo que é tão simples e tão poderoso em nossas vidas: a oração. Aqui, Jesus nos fala que a oração não é uma relação de aparências, mas de intimidade com Deus. Quando nos unimos a Ele, de coração, pela oração, Sua força divina se manifesta em nós.

Quando rezamos, o Senhor nos ilumina e compartilha conosco a Sua vontade; Ele nos conduz. Rezando, o nosso coração é fortalecido pelo amor e a nossa solidão é curada. Pelo amor de Deus, nós nos tornamos pessoas amáveis.

O corpo da pessoa que reza é mais alegre e feliz. Por isso, de pouco adianta rezar se o coração não está unido a Deus. A oração tem de vir da alma, por isso quem reza apenas para aparecer, já recebeu a sua recompensa.

Deus não quer que nós rezemos por esta razão, mas que o façamos com intimidade e de coração. “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa”

Talvez Ele não nos dê o que pedimos, pois pode ser que não seja o melhor naquele momento, mas podemos ter a certeza de que Ele sempre nos dará o melhor, porque sabe o que é bom para nossas vidas.

Deus sabe do que precisamos antes mesmo de pedirmos, por isso, na hora da oração, não precisamos de muitas palavras. Quem fala muito, na hora de rezar, é porque não acredita n’Ele, por isso fala o tempo todo até achar que O convenceu para ser atendido. Não é assim! Devemos rezar, porque confiamos n’Ele e sabemos que Deus vai interceder sempre com o melhor para nossa vida.

A oração brota da confiança e esta nos leva à perseverança. Muitas pessoas não são atendidas, porque desistem no meio da oração.

Uma coisa é certa: oração é confiança, perseverança e reciprocidade. Quando rezamos, não somos só nós que falamos, porque o Senhor também fala conosco e precisamos estar atentos para ouvi-Lo.

Quando estamos rezando e nossa oração parece não ter resposta, é muito duro, porque parece que Deus não está nos ouvindo. É nessa hora que muitos desistem de perseverar e se conformam, porque deduzem que de nada adiantou orar. Outros até se rebelam!

Só que todos se esquecem que Deus é amor. Ele nos ama tanto que sacrificou Seu Filho amado para nos salvar. Assim como Ele não atendeu a todas as vontades de Jesus, o Pai não vai nos atender em tudo que pedirmos, porque às vezes, o que pedimos não é o melhor.

Nessa hora, precisamos participar, de coração, da oração e dizer a Ele: “Pai, se for possível, afaste de mim esse cálice de sofrimento. Se não, que seja feita a Sua vontade”.

Nós precisamos entender que temos que ser vigilantes e intensos na oração, senão nos desesperamos ou acabamos nos conformando, achando que nada tem mais solução. Na hora da dor, precisamos unir a nossa oração à oração de Jesus e dizer: “É isso que eu quero, mas confio na Sua vontade”.

Quando rezamos atentos, nós mantemos uma comunhão com Deus e esperamos, no Espírito Santo, a Sua intercessão. Nós perseveramos, mesmos se não somos atendidos, porque o Senhor nos ama e não nos deixa sem resposta.

Se a sua resposta chegar antes da hora, pode ser que ela não cumpra o seu objetivo. Por isso, reze e mantenha-se vigilante. A resposta virá na hora certa.

Vigiar é mais do que pedir, é silenciar e aguardar à espera do Senhor que vem. Deus virá. Enquanto isso, nós rezamos e vigiamos, sabendo que a oração pode tudo e que ela nos conforta enquanto a resposta de Deus não vem.

“Deus Pai, nós Lhe pedimos a graça de rezarmos em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e de estarmos atentos e vigilantes para não perdemos a comunhão com o Senhor. Que seja feita a Sua vontade e não a nossa. Venha, Espírito Santo, e nos dê a graça de um coração que ora dessa forma.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.