Sorrindo pra vida - 05/04/2013

Corrigir é preciso

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 5 de abril de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Provérbios 29,17-25.

“A pessoa que vive o relacionamento a partir do medo, não busca verdadeiramente ser amada, busca não ser rejeitada”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Veja o que esta Palavra coloca em nossas mãos: “Corrija seu filho, que ele o deixará tranquilo e lhe trará alegrias.” Não só os nossos filhos, mas todos aqueles que estiverem sob a nossa orientação ou ligados a nós por um laço afetivo, devem ser corrigidos, para termos descanso.

A nossa obrigação é corrigir as pessoas com amor e carinho, usando as palavras certas, da maneira certa e na hora certa, para que o ódio não cresça. A forma que nós usamos para corrigir faz toda a diferença. Se nós precisamos corrigir, por exemplo, alguém que nos magoou e não o fazemos, essa mágoa vai se tornando uma coisa estragada em nosso coração, até virar um ódio que não passa.

Precisamos corrigir as pessoas, mas da forma certa, para que essa correção não abra feridas no coração delas. A Palavra de Deus que cura, dita com caridade, é sempre um presente e une as pessoas. Porém, quando ela é dita sem caridade, cria ódio e separa as pessoas.

Se você corrigir as pessoas com caridade, terá alegria e descanso na sua vida. Você pode se perguntar: “Mas, por que tenho que corrigir alguém?” A Palavra responde: “Quando não há profeta, o povo se desagrega.” Ou seja, se falta profecia, que é a correção feita pela Palavra de Deus, o povo se corrompe.

A correção que traz conforto é aquela direcionada pela Palavra do Senhor e feita com verdade, pois, se falta verdade, as pessoas se perdem. Quem guardar essa instrução no coração será feliz.

Para algumas pessoas, simples palavras não comovem. Nessa hora temos que tomar medidas mais duras para que elas entendam que a nossa correção é para o bem.

Em cada situação que a Palavra nos dá como exemplo para ser corrigida, temos que corrigir, intervir para que a pessoa que se desviou volte ao caminho da verdade. Às vezes, nós não queremos corrigir por com medo de desagradar e entristecer a pessoa, mas se a correção for feita com amor, nós estaremos educando-a para as situações futuras da vida.

É difícil corrigir uma pessoa. Nem todos compreendem uma correção, porque, na verdade, ninguém gosta de errar e ser culpado por algo para ter que ser corrigido. Mas, a pessoa sábia não abraça só o que gosta, mas também o que é bom, útil e que presta.

A correção lida com sentimentos e quando há dificuldade em se corrigir uma pessoa, nós ficamos com receio, com medo da reação dela. Isso é o que a Palavra chama de respeito humano. O medo que nós temos se torna uma armadilha na nossa vida.

Respeito humano é bom sim, mas também é outra forma de dizer que a pessoa é covarde, que ela tem medo de ser rejeitada. Quando você não corrige a pessoa, a começar dentro da sua casa, por medo do que ela vai falar ou fazer, você cai em uma cilada.

Aquele que coloca sua confiança nos outros e espera que deles venha o “feedback” emocional, cai em uma armadilha, porque não se pode agradar todo mundo.

Relacionamentos que são baseados no medo, nascem do receio de ser rejeitado. A pessoa que tem medo de tudo que o outro vai pensar, sofre muito, porque ela quer agradar o tempo todo, mas por medo da rejeição. Isso adoece o ser humano interiormente. A pessoa que vive o relacionamento a partir do medo, não busca verdadeiramente ser amada, busca não ser rejeitada. E, amor e medo não combinam. Você precisa interferir na vida de quem está à sua volta com amor. O medo será uma armadilha, mas a Palavra lhe dá um remédio: “Quem teme os homens cairá na armadilha, mas quem confia em Deus está em segurança.” Quem espera no Senhor, será defendido.

O remédio é confiar em Deus. Quando você confia apenas nas pessoas, sua confiança fica frágil. Mas, se você confia no Senhor, não se abala. A confiança em Deus se torna seu escudo afetivo, confiando n’Ele você não terá medo de ser rejeitado. O respeito humano arma ciladas, mas quem espera no Senhor será defendido. Faça o que tiver que fazer com amor e espere em Deus a sua defesa, Ele justificará você. Confie no Senhor.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.