SORRINDO PRA VIDA - 18/05/2016

Como ter um coração humilde?

Só vence a vaidade quem pede a Deus um coração humilde

A Palavra para reflexão está em São Lucas 14,1:
“Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.”


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

Como ter um coração humilde?

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Ser cristão não é apenas ser uma pessoa de oração, mas se tornar um ser humano melhor. O cristianismo deve mudar nossa forma de ser e pensar.

Para vencer a vaidade, é preciso reconciliar-se com a verdade. Quando permitimos que a vaidade tome conta de nós, projetamos em nós algo que não somos. Vencemos as limitações quando as reconhecemos e a colocamos sobre a luz da verdade. A vaidade anda de mão dada com a mentira.

Nós somos os frutos de nossas escolhas. São Tomás de Aquino dizia que a vaidade e a mentira são os pais de todos os pecados capitais. Aquele que se acha maior do que realmente é quer para si aplausos que não existem. Muitos relacionamentos se destroem não apenas por falta de amor, mas de maturidade e humildade.

Quantos entram num relacionamento amoroso ou de amizade pensando nos benefícios de estar ao lado dessa pessoa! A vaidade nos impede de ver as pessoas como elas são, pois nos colocamos como centro de tudo. O vaidoso não permite que outro “brilhe” mais do que ele.

Todo vaidoso é extremamente perfeccionista, pois não se permite errar. A vaidade não nos permite tocar em nossas próprias misérias. Quando nos encontramos com nossas fraquezas, a humildade começa a desabrochar em nós. O vaidoso segue sua própria cabeça. Jesus nos fala que aquele que se humilha será exaltado.

Quantos de nós reclamamos de nossas vidas, mas ficamos acomodados! Não fiquemos parados apenas em pedir a Deus o milagre, mas também façamos nossa parte para que a graça aconteça. É tempo de nos movimentarmos. O Senhor sempre abençoe o esforço da busca.

Toquemos em nossas fraquezas, pois elas são crescimento para nós. Não tenhamos medo de tocar em nossas misérias e vivermos a humildade. As humilhações doem, mas nos formam como pessoas.

Tenhamos a certeza de que o Senhor está conosco. Ele nos levanta e caminha junto de nós. Combatamos a ausência de humildade com oração.

Padre Adriano Zandoná
Missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova