SORRINDO PRA VIDA - 21/09/2015

Aperfeiçoe a sua família em Cristo

Padre João Marcos, no programa “Sorrindo pra Vida”, nos convida a percebermos a presença de Deus entre os nossos e a buscarmos o aperfeiçoamento na família.

Na manhã desta segunda-feira, Padre João Marcos meditou sobre a importância que devemos dar às nossas famílias. Confira a transcrição e o áudio do programa de hoje:

.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A palavra meditada hoje está em I Timóteo 5, 8: “Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”.

É apenas um versículo, mas a Palavra de Deus nos motiva e nos movimenta a vermos como estamos caminhando com os nossos, a vermos como está a nossa vida familiar. A Palavra de Deus faz com que nos questionemos: Como está a nossa família?

Muitas vezes, achamos mais fácil fugir da realidade da família, mas sem a família a sociedade se desfaz! Você tem valorizado a sua família? É certo que não existem famílias perfeitas, mas existem famílias que são chamadas a se aperfeiçoarem em Cristo, em Sua Palavra.

Pais, como vocês tem tratado seus filhos? O seu filho tem gosto de estar em casa? Veja, ficar fazendo cobranças a seu filho não vai fazer com que ele frequente à Igreja. Porque ele quer mostrar que é grande, que é responsável por suas escolhas. A coisa certa a ser feita é fazer o convite! Será que o seu filho só tem coisas ruins? Será que não tem nada de bom? Os filhos têm saudade das mães, que elas digam que são importantes, que os ama. Quanto tempo faz que você não dá valor ao seu filho, que você não faz um esforço de estar com ele? Os filhos têm necessidade da presença dos pais!

Esposa, como você tem tratado seu esposo? Quando ele chega do trabalho, como você o trata? Será que você deixou de ver as qualidades dele e só enxerga os defeitos? O seu esposo necessita de carinho, de cuidado! Um questionamento para os esposos: há quanto tempo não fazem um elogio às esposas? Porque, muitas vezes, os esposos não conseguem mais elencar elogios à esposa.

Filhos, como vocês tem tratado seus pais? Às vezes, fazemos tantas cobranças a nossos pais, mas pode ser que estes também não tenham recebido o carinho que gostariam. O pai tem uma certa dificuldade para abraçar, para demonstrar amor afetivo, mas, filhos, é hora de perceberem nos detalhes o carinho de seus pais! Não deixe para valorizar os seus quando os perder. Os pais fazem falta em nossa vida. Não espere que eles partam, pois vocês sentirão falta!

"É certo que não existem famílias perfeitas, mas existem famílias que são chamadas a se aperfeiçoarem em Cristo", afirma Padre João Marcos. Foto: Arquivo/cancaonova.com

“É certo que não existem famílias perfeitas, mas existem famílias que são chamadas a se aperfeiçoarem em Cristo”, afirma Padre João Marcos. Foto: Arquivo/cancaonova.com

Papa Francisco, em uma de suas homilias, disse algumas características fundamentais da família cristã:

1. A primeira: a família que reza. Você tem rezado pela sua família? Você tem rezado pelos seus? Rezar faz tão bem a nós! Pode ser aquela oração simples, de uma pessoa que se coloca diante de Deus.

2. A segunda: a família conserva a fé. De que modo a nossa família guarda a fé? Colocando Deus em tudo o que formos fazer. Se você está fazendo uma comida, coloque amor nisso, faça com carinho. Se está varrendo a casa, faça com alegria. Quem conduz a família é Jesus Cristo, é n’Ele que somos chamados a aperfeiçoar a família!

3. A terceira: a família que vive a alegria. Como é bom ser família! A alegria verdadeira vem da harmonia das pessoas e no meio dessa alegria está a presença de Deus na família. É Deus o motivo da alegria na família!

A partir da presença de Deus, precisamos buscar o aperfeiçoamento na família, buscarmos nos relacionar bem com os nossos. Porque, como diz a Palavra: “Quem se descuida dos seus, e principalmente dos de sua própria família, é um renegado, pior que um infiel”.

João Marcos Polak
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

contribuicaocn1