A Palavra de Deus nos convida a fazer o bem a quem amamos
Marcio Mendes, nesta quinta-feira, 18 de agosto de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orienta-nos a cultivarmos amizades, levando o amor e o bem ao outro.
.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra meditada está em Eclesiástico 6,1-5:
“De amigo não te tornes inimigo de teu próximo, pois o malvado terá por sorte a vergonha e a ignomínia, como todo pecador invejoso e de língua fingida. Não te eleves como um touro nos pensamentos de teu coração, para não suceder que a tua loucura quebre a tua força, devore as tuas folhas, apodreça os teus frutos e te deixe como uma árvore seca no deserto. Pois uma alma perversa é a perda de quem a possui; torná-lo-á motivo de zombaria para seus inimigos, e conduzi-lo-á à sorte dos ímpios. Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência.”
O que é uma língua afável, que profere saudações? É uma palavra amiga, uma pessoa que, ao olhá-lo, transmite amor e lhe diz coisas que edificam; não é uma simples bajulação, é diferente, pois bajular é mentir, e estamos falando de elogios sinceros, partindo da verdade, e só sabe elogiar quem conhece o outro de verdade.
Essa palavra nos diz, nessa manhã, que não podemos perder tempo devolvendo mal a quem nos faz mal pois o tempo que você gasta lutando contra quem não gosta de você, é melhor aproveitado quando gastamos fazendo o bem a quem nós gostamos. O valor da vida é muito alto e o tempo é o que temos de mais precioso, não gaste seu tempo com o que não vale a pena.
Em muitas situações, deixamos habitar a raiva no nosso coração, um desejo forte de revidar; e você precisa entender que isso é normal, significa que você está vivo, é humano e se gosta. Porém, mesmo sendo normal, devemos guardar esse sentimento para nós, não podemos optar pelo caminho errado. Não devemos aceitar ser capachos dos outros, mas, quando alguém o prejudicar, simplesmente siga sua vida, pois aquela pessoa não o respeita nem o merece.
Por meio de Sua Palavra, o Senhor nos pede para abandonarmos as inimizades, pois, muitas vezes, pessoas que eram próximas de nós, como amigos, sócios e parentes, por uma situação se tornam inimigos. Abandone isso hoje em sua vida. Saiba, no entanto, que ninguém é obrigado a ter amizade com outra pessoa, porque amizade é escolha, é a família do coração. Entretanto, ter amigos exige esforço, pois devemos caminhar diariamente em direção a ela, pois uma amizade cultivada, todos os dias, floresce e não cria erva daninha.
“Não te eleves como um touro nos pensamentos de teu coração, para não suceder que a tua loucura quebre a tua força, devore as tuas folhas, apodreça os teus frutos e te deixe como uma árvore seca no deserto.”
O maior mal que você pode causar a si mesmo é o de permitir que o orgulho assuma o controle da sua vida, por isso é necessário ter têmpera, controlar nossos instintos e ações, mantendo a tranquilidade, para que o “louco” que habita em nós não seja colocado para fora. O orgulho é a manifestação dessa loucura, pois ele humilha e nos afunda cada vez mais.
Nossa vontade deve ser sempre a de produzir frutos, para isso é necessário humildade. Isso não significa olhos e cabeça baixa e desmotivação; humildade é alegria no coração, confiança de sabermos quem somos, nem mais nem menos do que ninguém, mas sim um dom de Deus.
Uma boa palavra multiplica os amigos e apazigua os inimigos; a linguagem elegante do homem virtuoso é uma opulência.”
Uma palavra boa multiplica seus amigos e acalma seus inimigos, pois quando falamos algo bom, comunicamos o amor, e isso faz bem a nós e aos outros, pois o objetivo da amizade é levar bem-estar a quem amamos.
Muitos de nós já cometemos diversos erros durante nossa vida, mas precisamos entender que o amor não registra uma lista de erros e traz à tona nossos fracassos. Ninguém é perfeito, e em uma amizade nem sempre conseguimos fazer o que é certo, por isso é necessário mudar a maneira de agir e encontrar perdão.
Você não tem o poder de mudar o passado, mas tem a opção de o aceitar como uma experiência de vida e assim construir um presente completamente diferente. O dia de hoje pode ser a grande obra-prima da sua vida. Aproveite bem esse tempo!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Lucas Mendes