O programa “Sorrindo pra Vida” desta quarta-feira, dia 29 de julho de 2015, contou com a participação de padre Fabrício Andrade, que meditou sobre a multiplicação dos pães. Ao fazer um comparativo da Palavra com nossa vida, o sacerdote disse que acreditamos precisar de muitas coisas, mas nos esquecemos de que é no pouco que Jesus faz o milagre. Confira a transcrição do programa.
A Palavra meditada hoje está em São João 6, 3-12.
“Jesus subiu a montanha e sentou-se lá com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que vinha a ele, Jesus disse a Filipe: ‘Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?’. Disse isso para testar Filipe, pois ele sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: ‘Nem duzentos denários de pão bastariam para dar um pouquinho a cada um’. Um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: ‘Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas que é isso para tanta gente?’ Jesus disse: ‘Fazei as pessoas sentar-se’. Naquele lugar havia muita relva, e lá se sentaram os homens em número de aproximadamente cinco mil. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Depois que se fartaram, disse aos discípulos: ‘Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca!’.”
A Palavra de hoje nos incentiva a dar o primeiro passo. No meio de grandes desafios, temos de fazer a nossa parte, assumindo aquilo que temos.
Não sabemos qual é a necessidade da sua vida, não sabemos o que precisa ser multiplicado, mas Deus sabe e consegue fazer essa multiplicação. No Evangelho, Jesus questiona Seus discípulos sobre como proceder diante da fome daquele povo; Ele, no entanto, já sabia o que fazer. Assim é em nossa vida: o Senhor sabe o que fazer; por isso, não podemos apressar as situações nem Lhe dizer como agir, porque Ele sabe o que, como e quando fazer.
Quantas vezes tentamos resolver problemas com soluções que não temos! É aí que surge o desespero, porque olhamos para aquilo que nos falta e pensamos: “Se eu tivesse dinheiro…”, “Se eu tivesse aquela pessoa ao meu lado!”, “Se eu tivesse terminado a faculdade…”. Precisamos olhar o que temos, assim como a criança que tinha 5 pães e 2 peixes e deu aquilo que tinha.
Use aquilo que você tem para solucionar os problemas. Jesus não ficou olhando para o que Ele não tinha, mas sim para o que possuía. Precisamos agir da mesma forma. O Senhor nos convida a segurar nas mãos aquilo que temos e agradecer.
Muitas vezes, o que possuímos não é o ideal, mas abrace a situação e busque o melhor. A partir do momento em que assumimos aquilo que temos, Deus nos ajuda a alcançar o resto. Na Canção Nova, vemos isso todos os dias: acreditamos que o Senhor age por meio de pequenas doações, assim como fez o milagre com os pães e os peixes.
Hoje, o Senhor nos provoca a manifestarmos nossa confiança n’Ele. Confiemos e Deus fará a multiplicação em nossa vida. Tomemos nas mãos o que temos – nossa vida e nosso coração – e agradeçamos ao Senhor por todas as graças.
Deixe-O agir em sua vida. Agradeça o pouco que você tem e Deus lhe dará muito mais.
Padre Fabrício Andrade
Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Letícia Paiva