Sorrindo pra Vida - 04/07/2012

A quem devemos agradar: a Deus ou aos homens?

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 4 de julho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 10,24-31.

“O temor a Deus nos liberta do temor aos homens”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Nós louvamos a Deus por essa Palavra. Jesus é a nossa medida, porque Ele é inteiramente homem e inteiramente Deus, pois viveu a nossa vida, mas também a vida no Senhor. Ele nos deu a Sua vida para vivermos bem e a Sua força por meio do Espírito Santo.

Ele nos diz: “Você, que me segue, precisa saber. O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa chamaram de Beelzebu, quanto mais ao pessoal da casa!” Foi assim que, aqueles que estavam ali, discutindo com Jesus, O chamaram. E o Senhor lhe diz: “Não tenhais medo, pois matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma!”

A primeira referência que Jesus nos faz é sobre a morte verbal. Às vezes, destruímos as pessoas por causa das palavras, por causa da nossa boca que proclama coisas que causam medo nelas. Há indivíduos que causam medo nos outros devido às suas atitudes ou palavras que proferem, mas não há vantagem nenhuma nisso, porque, onde há medo, não há amor; causando medo nessas pessoas, o causador sempre acaba sozinho.

As palavras podem gerar muito medo e Jesus fala disso: “Não tenham medo das palavras malditas que eles dizem. Se a mim chamaram de Beelzebu, de vocês falarão coisas piores, mas não temam aqueles que matam o corpo, porque são incapazes de matar a alma. Temam a Deus, pois só Ele poderia destruir sua alma. Se devem temer, primeiro a Deus.” Em outras palavras, São Pedro faz a mesma referência: “A quem você deve agradar: a Deus ou aos homens?”

Devemos nos fazer essa pergunta todas as vezes que nos sentirmos ameaçados. E o Senhor, que vê todas as nossas necessidades, fala: “Não temais aqueles que ferem suas emoções.” Jesus também sofreu com isso, mas Ele nos dá essa ordem, porque temos enraizado em nós o medo constante de sermos feridos, física e emocionalmente.

Hoje, nos assola muito mais o medo das feridas emocionais do que as físicas, porque o corpo sara, mas o coração ferido pode levar uma vida inteira para se curar. Muitos que foram feridos na infância vivem, constantemente, o medo de se machucarem novamente. Há pessoas que só são curadas na hora da morte, pois é Deus quem as salva.

Essas pessoas têm medo em qualquer situação. Se alguém levanta a voz, tem medo que descubram as suas fraquezas, vergonha das suas doenças e deficiências, deixando-se dominar pelo medo.

Uma das feridas mais profundas que podemos causar a alguém é quando fazemos referências ou brincadeiras com seu corpo. Elas magoam demais a pessoa, por isso precisamos ter cuidado com o que falamos. Não é ser melindroso e não falar nada, mas ter sensibilidade para entender que algumas coisas magoam os outros. É também uma questão de caridade tratar as pessoas com respeito, pois, às vezes, elas não gostam das brincadeiras feitas por causa de sua aparência. Estão tentando mudar, mas isso é difícil.

Fazer piadas à custa dos outros é fácil. Não podemos destruí-las, fazendo-as de objeto de piada para que outros riam. Fazemos com que elas se sentam rejeitadas por serem como são; e esses traumas são carregados para o resto da vida.

Quando uma pessoa nos ofende por causa da aparência, isso nos dói no fundo da alma e do coração. É importante falarmos sobre esse assunto, porque muitos nunca conversaram sobre isso e se achavam únicos e sensíveis demais. Como é triste vermos uma pessoa ser agredida por causa da sua aparência, sua cor, altura e peso! Todos nós temos pontos fracos, mas existem aquelas que se sensibilizam mais com as ofensas e brincadeiras. São pessoas hipersensíveis que já foram tão atingidas naquele ponto que sentem uma dor imensa. Vivem em uma prisão e sob um grande medo, vendo até coisas aonde não existem.

Essa passagem magoou Jesus, pois, diante do bem que Ele fazia, uma pessoa O ofendeu, mas Ele sabia como reagir. Com essa Palavra, Ele nos fala uma coisa muito importante. Diante do medo e do perigo, o Senhor nod pede para que nos voltemos para nossa alma. Ele está nos dizendo: “Se alguém lhe ferir, volte-se ao seu coração e à sua alma, para o mais íntimo de você.”

Há um lugar em nós onde ninguém pode nos atingir: é a morada de Deus. Lá, está acesa a chama do Espírito Santo e ninguém pode nos ferir. Quando nos voltamos para o nosso coração, nós não perdemos o medo, pois é ele quem perde o controle sobre a nossa vida. O temor a Deus nos liberta do temor aos homens. Esse temor a Ele não é medo, mas sim amor. O amor que temos por Ele e que Ele tem por nós nos liberta e protege de toda maldade.

As pessoas podem não nos aceitar, mas Deus nos ama e nos aceita como somos, com pecados, revoltas, medos. Ele nos ama incondicionalmente e absolutamente; é o único que não exige nada para isso. Para nos amar, o Senhor não nos pede para pararmos de pecar, mas nos diz que sem pecado somos mais felizes. Ele nos ama assim como somos.

O Senhor termina dizendo: “Não tema as pessoas que podem lhe atingir, mas temam a Deus, pois é Ele quem tem o poder de destruir a alma e o corpo de uma pessoa. No entanto, Ele não o faz, porque nos ama e nos preserva”. Aqui, Jesus não está dizendo que o Pai é mal e vai nos destruir, mas que só Ele tem esse poder.

“Não tenham medo, porque vocês valem mais do que muitos pardais. Valem para Deus e para todo mundo.” Assim como está escrito na Palavra que o Senhor cuida de um pássaro, muito mais Ele cuida de nós, que somos Sua imagem e semelhança.

“Cure Senhor as pessoas que, hoje, se sentem ofendidas. Por Suas mãos, cure a imagem distorcida que temos de nós mesmos. Entre em nossa casa com Seu Espírito Santo. Arranque de nós a força desse medo que nos faz abaixar diante das pessoas. Tire de nós o medo de sermos ridicularizados, pois não fomos feitos para viver sob o domínio do medo, não queremos viver assim. Dê-nos a graça de fazer o que está escrito na Palavra, de nos voltarmos para nosso coração. Encha-nos com Seu Espírito Santo.”

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.