Sorrindo pra vida - 01/10/2012

A nossa vitória vem do céu

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 1 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em I Macabeus 3, 10-26.

“Não se paga o mal com o mal”, ressalta Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Meus irmãos, a Palavra de hoje traz para nós um refrigério, mas também uma advertência.

Esse Primeiro Livro de Macabeus foi escrito em um tempo de muitas guerras e perseguições. E no ano de 167 A.C. Antíoco, um dos generais que havia dominado uma parte do Egito e havia se tornado rei, chegou ao reino de Judá para acabar com todo povo judeu. Ele invadiu Jerusalém e dentro do templo do Deus vivo colocou uma estátua de Zeus para que todos contemplassem. Ele queria mudar os costumes dos judeus e mandou matar todos que continuassem tementes a Deus. Até que surgiu Matatias, um sacerdote, pai de cinco filhos, um deles era Judas que é citado na passagem de hoje.

Um dia, os generais de Antíoco convidaram Matatias e seus filhos para fazer um culto a Zeus, pois ele era um homem influente. Mas, Matatias se recusou dizendo que era temente ao Deus vivo. Então, um homem chegou ao lado de Matatias e fez uma oferenda a Zeus. Nessa hora, Matatias ficou tão bravo, que matou esse homem que fez a oferenda e também o general e saiu dizendo: “Aqueles que forem de Deus, me sigam”, e o povo foi para o deserto, formando uma resistência para perseguir a todos os pagãos.

O Livro de Macabeus vem nos contar sobre essa guerra, que foi feita contra os pagãos, para a retomada do Templo Sagrado. Judas aqui está no início de sua luta e aqui ele corre um risco que todos nós corremos, que é lutar com as armas dos inimigos.

Judas venceu Apolônio e ficou com seus despojos, começando a partir daí a lutar com a sua espada. Surge então Seron, que reuniu um exército poderoso para acabar com Judas e assim ganhar prestígio e fama. Vendo todos aqueles soldados, os homens de Judas o questionam: “Como poderemos nós, tão poucos, lutar contra tamanha e tão aguerrida multidão? Ainda mais que estamos hoje extenuados e em jejum!” Nessa hora Judas faz uma escolha: “Não é difícil que muitos caiam nas mãos de poucos, pois não faz diferença para o céu salvar com poucos ou salvar com muitos. Pois a vitória na guerra não depende do tamanho do exército mas da força que vem do céu.”

Judas estava com a arma de seu inimigo, mas sabia que a vitória viria do céu. Essa é uma advertência para nós.

Não podemos lutar em busca da santidade com a espada do inimigo e sim com a arma que vem do céu. Deus nos dá as armas certas para combatermos o inimigo, não queiram conquistar as graças de Deus com as armas erradas.

Não adinata alguém querer converter seu marido ou esposa à base do grito, da agressão ou apontando o dedo na cara. Isso é lutar com a arma do inimigo e o verdadeiro cristão não usa essa arma, e sim a arma do amor, da fé, da oração. Essa é a nossa consolação.

Mesmo que hoje você se sinta pequeno, saiba que a sua vitória não depende da estrutura e das armas que você tem, mas sim da força que vem do céu.

E vejam o que Judas vai dizer: “Eles vêm contra nós transbordando de insolência e impiedade, para exterminar a nós, nossas mulheres e nossos filhos, e levar tudo o que temos!” O Catecismo da Igreja Católica fala no número 2303, que o ódio ao próximo é um pecado grave.

Se você hoje está tomado pelo ódio, não deseje o mal. A melhor forma de se combater o ódio é orando e amando o próximo. Não se paga o mal com o mal, a vitória vem do céu, do amor de Deus.

Um combate se combate com o coração bom, mesmo que você esteja sendo perseguido ou injustiçado. Não é o espírito de ódio que vai lhe sustentar, e sim o de amor. O amor é tudo.

Peça a Deus a graça de fazer a experiência de vencer todas as dificuldades com as armas do céu. Que você possa lutar com as armas de Deus no dia de hoje. Se o inimigo vier com ódio, que você o combata com o amor, se ele vier com a vingança, que você o combata com perdão. O céu luta por você, por isso, encerre esse ciclo de ódio.

“Fechem seus olhos e coloquem a mão no coração. Vamos rezar pedindo que o sangue de Jesus nos liberte de todo ódio, vingança, amargura. A nossa vitória vem do céu. Que São Miguel Arcanjo interceda por cada família e realize uma grande libertação. Que todos hoje possam se alimentar de amor. Nós lutamos para defender as nossas vidas e a nossa lei, é o próprio Senhor que combaterá por nós. Combatam o bom combate com as armas de Deus. Vem Senhor e derrama Suas graças sobre todos nós.”

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.