SORRINDO PRA VIDA - 27/11/2014

A bondade nasce do amor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 27 de novembro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em São Marcos 9,33-37:

“Chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, no entanto, ficaram calados, porque pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os Doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos, aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: “Quem acolhe em meu nome uma destas crianças, a mim acolhe. E quem me acolhe, acolhe, não a mim, mas Àquele que me enviou”.

27112014

“Grande aos olhos de Deus não é aquele que faz grandes coisas, mas aquele que faz tudo com amor”, afirma Márcio.

 

Como há pessoas que querem ser maiores ou melhores que as outras! Implantamos, muitas vezes, dentro da nossa casa, um grau de comparação, criando em nossos lares e relacionamentos divisões e disputas.

Não façamos comparações. Cada um de nós possui aptidão particular por alguma atividade. Quando nos comparamos aos outros, começamos a nos frustrar. Quer ser grande? Comecemos pelas coisas pequenas e nos tornaremos extraordinários.

O Senhor não nos chamou apenas para a grandeza, mas para a perfeição. Se quisermos ser o maior, estejamos a serviço de todos. Grande aos olhos de Deus não é aquele que faz grandes coisas, mas aquele que faz tudo com amor. A pessoa que ama vai ao encontro da necessidade dos outros.

Quando alguém perde o sentido da vida, é sinal de que ela não tem movido sua vida pelo amor e por amor. Coloquemos o sentido da nossa vida naquilo que não é passageiro. Vida sem amor é vida sem rumo. Não amemos qualquer coisa, mas coloquemos nosso amor no que vale a pena. Amemos Deus em primeiro lugar e conseguiremos amar as pessoas.

A idolatria é um amor exagerado pelas coisas. Quantos de nós temos cultuado bens materiais! Prestar culto a Deus é nos prostrarmos diante da Sua presença, ir ao encontro de alguém necessitado, amar as pessoas que estão ao nosso lado.

Se ensinarmos aos nossos filhos que na vida só temos valor pelo que possuímos, eles crescerão e enfrentarão a vida correndo atrás daquilo que é supérfluo. Eduquemos para que nossos filhos aprendam o que é o amor.

Amar dá trabalho, porque amar é cuidar do outro, mas são gratificantes os frutos que colhemos pelo amor. O amor é o critério para servir. O pecado nos tira da graça de Deus; em contrapartida, o bem que fazemos nos aproxima do Senhor. A presença do Pai do Céu é muito mais forte que o pecado.

É inútil tentar tirar o pecado de dentro de nós, porque nos envolvemos com ele. Façamos o contrário: coloquemos Deus em nosso coração, e assim o pecado não terá espaço em nós. Acolhendo Jesus, acolhemos o céu dentro de nós.

O que temos feito traz Deus para perto de nós ou nos afasta d’Ele? Ser uma pessoa melhor pela bondade é diferente de buscar posição social ou status. Usemos nosso tempo e experiência para nos tornarmos pessoas cheias de qualidades. O tempo precisa nos amadurecer.

Para ser maior, não desejemos ser maiores que os outros, mas sim maiores do que fomos ontem. Sejamos melhores em nossa vida de oração, como homens e mulheres de Deus.

A bondade independe de motivos. Ser bondoso nos torna mais belos. Podemos fazer o bem a todas as pessoas, mas sem recompensas, simplesmente porque Deus habita em nosso coração.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova