A Bíblia foi escrita para você

Um ano para cultivar

Estamos iniciando um novo ano, e vamos continuar partilhando a Palavra de Deus de forma simples, mas com muita eficácia, pois a Palavra é viva e sempre produz, na pessoa que a acolhe, muitos frutos de conversão.

Vamos meditar o Evangelho de São Lucas 13, 6-9. Prepare-se por meio de um silêncio acolhedor das sementes da Palavra e da meditação, deixe que as raízes cresçam em você; certamente os frutos virão na sua vida. Leia várias vezes o texto bíblico!

Arquivo CN

Na parábola contada por Jesus fica muito claro que o homem era dono de uma vinha, porém, quis ali plantar uma figueira, certamente com o projeto de se alimentar dos seus frutos. Entretanto, ao ir procurar os figos não os encontrou.

Aquele homem não estava pedindo mais do que a figueira poderia lhe dar, ele não foi buscar uvas nessa árvore, isso seria impossível, ele foi buscar figos na figueira. Para você também Deus não lhe pede o impossível, Ele não vai exigir de você aquilo que somente os outros podem dar. Da mesma forma que ocorreu com aquele homem, que sabia que somente a figueira poderia dar os figos e não as videiras, Deus sabe o que pode lhe pedir!

O dono da vinha estava com a sua tolerância vencida e deu a ordem de cortar a figueira. Mas o agricultor, com a paciência de quem sabe cultivar, pede mais um tempo para a figueira: “Senhor, deixa-a ainda este ano. Vou cavar em volta e pôr adubo. Pode ser que venha a dar fruto.”

Este é o nosso tempo! Temos um ano inteiro pela frente para produzirmos os frutos que Deus quer encontrar em nossas vidas. Precisamos nos dedicar a “cavar em volta” e a “pôr adubo”, cuidando da saúde das raízes de nossa fé e dos nossos relacionamentos.

Tenha metas claras e possíveis, não queira colher uvas da figueira. O início do ano é sempre marcado por projetos novos, no entanto, eles precisam contemplar a realidade concreta, devem ter um prazo de validade superior à empolgação da virada do ano.

Será necessário ter a paciência do agricultor, que se dedica a cultivar e a trabalhar muito para que, no futuro, possa colher os frutos. Os melhores frutos de transformações e conquistas nas nossas vidas são consequência de dedicação pessoal e auxílio da graça de Deus. A graça de Deus nunca nos faltará, porém, ao longo do ano, a dedicação pessoal, muitas vezes, vai desaparecendo. Não deixe isso lhe acontecer!

Assim como aquela figueira, eu e você estamos diante de um ano novinho pela frente. Trabalhemos a terra do nosso coração e deixemos que as sementes da Palavra de Deus fecundem nosso viver, que as mãos do Senhor possam trabalhar em nós a fim de que este seja um ano de muitos frutos.

Que este seja para você um ano de cultivar, com dedicação, a conversão e o crescimento que o Senhor espera de você!

Deus abençoe o seu ano de 2014!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros textos de padre Fabrício:
A coragem de mudar
Em tempos difíceis, olhemos para Cristo!
Deus vê além
Saiba escolher entre tantas opções

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuir