A Bíblia foi escrita para você

A coragem de mudar

Chegamos ao final de mais um ano. Dentro de poucos dias, estaremos celebrando o Natal do Senhor. Tempo forte de reflexão e mudança de vida. Como você viveu sua fé durante todo esse ano? Foi um ano muito exigente pra você? Os meses passaram muito rápido que você nem viu o ano passar? Também pode ser que você esteja dando graças por estar acabando esse ano, na esperança de que 2014 seja muito melhor do que esse ano que chega ao fim. Pegue a sua bíblia no evangelho de Mateus 1,18-24, leia mais de uma vez, faça um momento de silêncio, deixando que essa palavra possa cair em seu coração, esse momento é importantísso, você está meditando a Palavra de Deus!

Arquivo

O evangelho mostra como a novidade do nascimento de Jesus pegou José de surpresa! Sem conseguir entender o que se passava, ele toma logo sua decisão, deixa que a sua humanidade reaja na defensiva e nos seus pensamentos já havia decidido como tudo deveria ser resolvido, porém, “apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: José, Filho de Davi, não tenha receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo”, e quando José acordou deixou de lado todas as decisões que já havia tomado, para obedecer ao anúncio do anjo.

José teve a coragem de mudar! Muitas vezes impedimos que a vontade de Deus se realize em nossas vidas porque não aceitamos que nossos projetos sejam alterados, que nossas decisões não sejam respeitadas e até brigamos com Deus, quando Ele não nos obedece! Como se até Deus tivesse que nos consultar para saber se pode ou não mudar os projetos que tínhamos feito para a nossa vida ou para esse ano que vai chegando ao fim. José foi dócil, aceitou livremente que os rumos de sua vida fossem conduzidos por Deus.

Pode ser que na sua avaliação de vida, nesse ano de 2013, você tenha brigado com Deus e com todo mundo para que a sua opinião e as suas decisões fossem soberanas. Entretanto, os acontecimentos e fatos da sua história o conduziram por outros caminhos. Contra aquilo que não podemos mudar resta-nos acolher! Veja que não estou convidando-o a um conformismo passivo. Porém, existem muitas situações que são maiores do que nós! São José não poderia ser obstáculo para o nascimento de Cristo, então acolheu aquela realidade e foi feliz.

A maturidade humana e cristã não reside no fato de atingirmos certo nível de crescimento onde jamais precisaremos reavaliar a vida e abraçar as novidades que nos visitam (algumas muito boas, outras, não tão agradáveis). São José está no evangelho nos ensinando que ser capaz de ponderar, de pensar duas vezes antes de agir é virtude e não fraqueza. Agir no calor dos problemas sempre gera mais problema. Pensar, meditar e ouvir Deus cria o espaço necessário para gerar uma resposta nova para os desafios que a vida nos traz.

Ajudados pela intercessão de São José, façamos nesses dias do último mês de 2013 uma reavaliação da nossa vida e das decisões que planejamos tomar e deixemos que a luz do Cristo que nasce revele os melhores caminhos, você não está sozinho (a), Ele está com você: Emanuel – Deus conosco! Feliz Natal!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros textos de padre Fabrício:
A Revolução: os últimos serão os primeiros
Deus vê além
Saiba escolher entre tantas opções
Encontrar o Cristo ressuscitado

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuir