A Bíblia foi escrita para você

Enxerga-se melhor a partir do coração

A leitura atenta da Palavra de Deus, seguida de uma boa meditação, pode recuperar nossa visão distorcida da vida e das pessoas. Assim como um colírio que lubrifica os olhos e ajuda na qualidade da visão, a Palavra de Deus recupera a saúde da alma e do coração, fazendo com que enxerguemos nossa própria vida com mais esperança.

O Evangelho de Marcos 6,45-52 vai ser para nós o remédio para as enfermidades da nossa visão distorcida da vida. Pare um momento, pegue a Bíblia, leia este trecho bíblico atentamente e deixe Deus falar com você, faça a sua parte e Deus fará certamente a d’Ele!

Arquivo CN

Vamos nos deter nas ações de Jesus e nas reações dos discípulos. O Senhor estava na montanha rezando, mas atento às necessidades dos discípulos, “Ele viu os discípulos cansados de remar, pois o vento era contrário”. Assim percebemos que Cristo não está indiferente às necessidades dos Seus discípulos, Ele os vê e não se contenta em ficar como mero espectador e vai até eles para lhes prestar socorro!

Saiba que o Senhor Jesus também está vendo as suas lutas pessoais, e, como você também tem remado contra a correnteza, o seu cansaço é visto por Deus. Jesus se aproxima do jeito que só Ele sabe fazer, não como os discípulos o fariam, mas de uma forma diferente.

Entretanto, as reações dos discípulos não correspondem ao cuidado de Jesus, pois eles são pegos de surpresa. Logo que viram Jesus, que se aproximava deles, antes de identificarem quem se aproximava, buscaram resolver o problema do jeito deles, usaram o pensamento humano, que é pequeno para entender tudo o que Deus é. Eles ainda tinham outra dificuldade: estavam cheios de medo, e isso sempre gera a distorção da realidade, por isso, ao verem Jesus, enxergaram um fantasma.

Apesar de já terem sido próximos de Jesus, não foram capazes de reconhecê-Lo, pois o medo, aliado ao cansaço e aos gritos, distorceu a verdade. Por essa razão eles começaram a ver uma mentira (Jesus como fantasma), e o pior de tudo foi terem acreditado nessa mentira.

Quando somos levados somente pelo medo, pelo cansaço e gritos, sempre acabamos pensando de modo errado e deformando a realidade, seja para menos ou para mais.

Muitas vezes, pessoas e situações que se aproximaram de nós nos fizeram medo porque não enxergamos a verdade e nos deixamos levar pelos fantasmas da nossa imaginação. Desse modo, acabamos lutando ou fugindo daquelas pessoas e situações que estariam a nosso favor e não contra nós.

Jesus lhes dá uma ordem: “Coragem, sou eu! Não tenhais medo!”; essa coragem não é sinônimo de superpoderes, mas uma coragem de avançar sem medo, simplesmente porque reconhecemos e confiamos que Jesus está conosco.

O texto sagrado também deixa muito claro que a falta de coragem dos discípulos tinha origem num coração que havia se endurecido. Quando temos um coração endurecido, todos os que se aproximam de nós são vistos como adversários a serem vencidos ou exploradores a serem temidos. Um coração endurecido deforma a nossa visão de mundo e da vida.

Assim, muito cuidado com seu coração, ele pode deformar sua visão da vida. Saber disso pode salvar muitos que já estão cansados da vida e das pessoas. A mudança mais importante é transformar os corações endurecidos e deixar que uma visão curada possa enxergar as inúmeras vezes em que Deus usou de acontecimentos e pessoas para chegar até você, e nem sempre isso foi reconhecido.

Que essa palavra possa alcançar seu coração e lhe dar uma visão nova da vida e das pessoas. Uma vida de coragem e sem medo só é possível se nós estivermos com Jesus.

No meio daquele cansaço todo, Jesus foi até os discípulos; agora Ele está indo até você. E como você vai recebê-Lo? Como vai reagir? Não permaneça com o coração endurecido. Isso será necessário para que você tenha uma visão mais justa da vida e das pessoas com que você convive.

A conversão do coração põe fim aos fantasmas criados por nós!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Veja outros textos de padre Fabrício:
Que dizes de ti mesmo?
O olhar denuncia o que busca o coração
Um ano para cultivar
A coragem de mudar

Escolha uma das opções abaixo e evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuir