HOMILIA - 01/04/2015

Estou traindo Jesus?

Acompanhe abaixo o áudio e a transcrição da homilia do padre Roger Luís da Santa Missa presidida por todas as intenções dos sócios evangelizadores desta obra de Deus.

Homilia_01042015_padreroge

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Deus livremente decidiu entregar a vida por amor à humanidade. A chave para abrir a porta do céu é a cruz. A liturgia de hoje nos coloca na realidade do pecado de Judas, capaz de trair Jesus Cristo por dinheiro. O traidor é alguém egocêntrico que não sabe partilhar.

Judas era desejoso de recompensas, amou mais o dinheiro do que ao Filho de Deus a ponto de traí-Lo. Podemos pensar que Judas tenha nascido para ser o traidor, mas não, ele nasceu para ser apóstolo, discípulo e seguidor de Cristo. Contudo, ele se tornou traidor no meio do caminho. A Igreja não prega a predestinação, mas sim a salvação.

Jesus sabia que Judas era apegado ao dinheiro, no entanto, Cristo queria o seu coração, então pacientemente esperava que esse apóstolo se abrisse à salvação. Cuidado com o apego ao dinheiro, pois ele levou Judas à traição!

Ninguém serve ao inimigo de Deus sem interesse, pois sempre ele nos dá algo em troca. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. O dinheiro é o “deus” visível que se opõe ao Deus invisível. O mundo afirma que tudo é possível a quem tem bens materiais e posses.

Na Carta de São Paulo a Timóteo está escrito “porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro” (I Tm 6,10). Existia um ídolo (Moloc) que era venerado pelos pagãos e em honra a esse deus muitos sacrificaram seus filhos. Nos dias atuais vemos prostituição, corrupção política, tráfico de drogas, e todos esses males têm a mesma raiz: o dinheiro. E quantas vidas estão sendo sacrificadas por isso!

Olhemos para o “Judas” que existe dentro de nós. Vigiemos para que não traiamos Jesus também. O que existe por trás da crise financeira? Do tráfico de órgãos? Da corrupção? O apego ao dinheiro. Temos de acordar! Temos de despertar e nos levantar contra aquilo que é iniquidade e obra do demônio nesta nação. Qualquer ato de enganar o outro é corrupção. Todo ídolo é falso e enganador. O dinheiro nos oferece segurança, contudo, ele nos tira a liberdade. Quanto mais posses materiais temos, tanto maior o medo de ser assaltados ou sequestrados.

O marido que trai a esposa, na verdade, é a Cristo a quem ele trai. Trai Jesus aquele que trai a própria consciência. Pergunte a si mesmo: “Eu quero ser Judas?”. Vigiemos!

Judas não sabia que Jesus era o Messias, apenas O considerava como um homem bom. Nós sabemos quem é Cristo, sabemos a quem estamos traindo. Apesar de ter traído o Senhor com um beijo, Jesus ainda chama Judas de amigo e assim este experimenta a misericórdia de Deus.

Sabemos de nossas limitações e fraquezas, a escolha de trair a Jesus é nossa. Hoje é o dia do arrependimento. Deixemos o Senhor entrar na nossa vida e colocar todas as coisas no lugar. Acreditemos na misericórdia de Deus! Nosso coração precisa se render ao Senhor. Ele nos abraça, nos beija, nos acaricia e se alegra com o nosso retorno à presença d’Ele.

Padre Roger Luís
Membro da Comunidade Canção Nova