HOMILIA - 18/03/2015

Não se deixe seduzir pelos prazeres do mundo!

Na homilia desta quarta-feira, dia 18 de março de 2015, ao refletir sobre a liturgia da Palavra, padre Roger Luís provocou os fiéis a darem uma resposta concreta de mudança de vida ao Senhor. “Quaresma é tempo de vislumbrarmos a salvação, pois o Senhor quer nos dar a vida eterna”, animou.

Acompanhe abaixo o áudio e a transcrição da homilia da Santa Missa, presidida por todas as intenções dos sócios evangelizadores desta obra de Deus.

Confira a liturgia da Santa Missa de quarta-feira

homilia_18032015_padreroger

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN – cancaonova,com

Quaresma é tempo de tomarmos consciência de que o Senhor se doou inteiramente por nós para nos salvar. Tenhamos a certeza da salvação e tomemos posse de que Deus nos ama independente de nossas fragilidades e quedas. E, por nos amar, nos dá uma nova chance para recomeçarmos.

O povo de Israel, na liturgia de hoje, estava exilado na Babilônia, envolvido no pecado desse local e se corrompido. Porém, havia um grupo que não se deixou envolver por essas seduções babilônicas e se manteve íntegro diante da vontade de Deus. O Senhor tem um plano de felicidade para nós, por isso não devemos nos perder nos prazeres deste mundo.

Aquele povo insistiu em seguir seus próprios impulsos e passou pela angústia e pelo sofrimento, contudo, Deus não desistiu de Seu povo e lhes devolveu a esperança. O Senhor também não desiste de nós!

Viemos para servir e o maior serviço que podemos prestar nesta sociedade é mostrar a luz de Cristo a fim de iluminar a vida daqueles que estão nas trevas. Não resistamos mais a Cristo, não entreguemos apenas metade do nosso coração a Ele, é hora de sairmos das trevas e nos entregarmos verdadeiramente ao Senhor.

Jesus é o cumprimento da profecia, é a fonte de água viva, o poder que nos sacia. O mundo tem fome e sede de Deus porque tem buscado se saciar com coisas vazias deste mundo. Temos tido a oportunidade de receber a Palavra de Deus e permitir que ela transforme nossa vida, pois o Senhor veio para nos salvar e nos conduzir à vida eterna. Rezemos: “Senhor Deus, liberta a minha visão de toda a cegueira espiritual, arranca-me de toda prisão e escuridão! E que brilhem Sua luz e a força da Sua Palavra na minha vida. Seja meu protetor como o Senhor o foi para aquele povo”.

O Senhor é a nuvem de glória que vai à nossa frente nos protegendo. Apesar do exílio, a proteção de Deus sempre esteve com aquele povo. Da mesma forma, mesmo desesperançados, vazios, frios espiritualmente e enfraquecidos, o Senhor não nos abandona e deseja reaquecer nosso coração. Talvez estejamos vivendo tribulações e sofrimentos no dia de hoje em razão  do nosso afastamento de Deus.

Deixemos a ternura de Deus nos abraçar. Caímos? O Senhor nos levantará. Mas, para nos levantarmos, precisaremos buscar ao Senhor. Ele está perto daquele que O invoca. Queremos que Deus seja nosso protetor? Invoquemos a Deus lealmente e sejamos leais a Ele, pois, para termos a vida nova, será preciso morrer para a vida velha. Estamos dispostos a morrer para tudo o que tirou nossa esperança? Quantos de nós estamos vivendo como mortos-vivos! Ouvir e crer são duas coisas ligadas! Quando ouvimos e acreditamos e tomamos um posicionamento diante do mundo e de nossos pecados, isso gera mudança em nós e nos faz querer verdadeiramente ficar perto de Deus.

O Senhor nos chama a sairmos do mal e a irmos em direção ao bem. Como está a nossa vida com o Senhor? Para sermos salvos, precisaremos nos voltar ao Justo Juiz. Que sejamos provocados por Deus a dar uma resposta concreta de mudança de vida. Quaresma é tempo de vislumbrarmos a salvação, pois o Senhor quer nos dar a vida eterna.

O Senhor morreu na cruz por nós; no entanto, a decisão de segui-Lo ou não é nossa. Qual é a nossa decisão? Agradar nossos interesses ou agradar o coração de Deus, respondendo com generosidade a tudo o que Ele nos faz? Queiramos uma vida nova em Deus, irmãos!

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova