HOMILIA - 25/03/2015

Alcançados pela fecundidade de Deus

Acompanhe abaixo o áudio e a transcrição da homilia do padre Roger Luís da Santa Missa presidida por todas as intenções dos sócios evangelizadores desta obra de Deus.

Homilia_25032015_padrerogerluis

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Deus intervém na vida de Seu povo. Ele o corrige, o exorta e o instrui pela boca dos profetas no Antigo Testamento. Em certo momento, Ele vê a necessidade de enviar Seu Filho para que a humanidade seja salva.

Na anunciação do anjo a Virgem Maria, ele lhe diz que Isabel, sua parenta, está grávida. Isabel era considerada estéril e tanto ela como o marido possuíam idade avançada [quando esse milagre aconteceu], afirmando que para Deus nada é impossível.

Ao olharmos as pessoas com as quais convivemos, muitas vezes, achamos impossível que elas se convertam e voltem para Deus? Tenhamos a certeza em nosso coração de que para Deus nada é impossível. Acreditemos!

A profecia se cumpriu em Nazaré, Deus se encarnou por amor a nós. A profecia se cumpre e o Filho de Deus é gerado no ventre de uma Virgem. No “sim” de uma mulher, a onipotência de Deus acontece. Nada é impossível para Deus, por isso Ele se encarna numa Virgem por obra de Seu Santo Espírito.

Para Deus, realizar o impossível em nossa vida não é apenas operar um milagre ou libertação, mas, sim, conceder-nos a salvação. Maria foi escolhida por Deus por sua submissão a Ele e escuta. E a seu exemplo sejamos atentos e submissos às palavras d’Ele.

Hoje a Igreja celebra a Festa da Anunciação. Celebra com alegria o “sim” de Maria e o “sim” de Jesus. “Sim” que contradiz o “não” de Adão e Eva. Deus tem um projeto para a nossa vida e a salvação precisa nos alcançar. Só seremos salvos se dermos nosso “sim” a Deus, porém este deve ser verdadeiro.

Para dar este “sim” de coração, a exemplo de Maria, submetamo-nos à vontade do Senhor. Definitivamente devemos dar nosso “sim” a Deus e não ao mundo, somente dessa forma experimentaremos a salvação.

Meditemos a passagem da 1ª Carta de São Pedro 1, 13-25, que nos apresenta o chamado à santidade. Não somos pessoas ignorantes, pois conhecemos a Jesus Cristo e sabemos que pelo Seu sangue fomos resgatados. Não reconhecer o sacrifício de Cristo por nós faz com que desvalorizemos nossa vida e a Sua entrega por nós. Precisamos fixar nossos olhos nas coisas do alto.

Envolver-nos nas coisas do mundo é desmerecer o “sim” de Jesus e Maria. Permitamos que Deus faça em nossa vida uma obra nova. O Senhor espera ansiosamente pela nossa resposta. Se dermos de coração a Ele o nosso “sim”, colheremos muitos frutos em nossa caminhada.

O Senhor transforma toda a esterilidade em fecundidade. Quantos católicos espiritualmente estéreis há! Essa é a promessa de Deus para nós: “O Espírito Santo está fecundando novamente em nós o desejo de ser santos e de viver a radicalidade do Evangelho”. Todo “sim” gera fecundidade e produz salvação.

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

Clique aqui e veja outras homilias.