Será que tenho silenciado meu coração para ouvir Deus?
Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, 8 de março de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, reflete sobre silenciarmos o coração para ouvirmos Deus. Será que temos parado e calado nosso coração para sermos direcionados pelo Senhor?
.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida
A Palavra meditada está em São Mateus 21,28-32:
“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’. O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de atitude e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?”. Os sumos sacerdotes e os anciãos responderam: “O primeiro.” Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Pois João veio até vós, caminhando na justiça, e não acreditastes nele. Mas os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes, para crer nele.”
Se não conseguimos ouvir Deus, não é porque Ele não nos fala, mas porque não temos silenciado nosso coração para ouvi-Lo. O Senhor nos fala diariamente por meio da nossa consciência, da Sua Palavra e das pessoas, basta estarmos atentos a Sua voz.
Uma pessoa cheia do Espírito Santo recebe a unção de transformar sua consciência na voz do Senhor. Nossa consciência é a presença d’Ele direcionando-nos a não tomarmos atitudes precipitadas. O Senhor sempre nos indica qual caminho seguir. Quando as coisas não dão certo, perceba que é Ele nos dizendo: “Não é por aí. Pare! Volte! Deixe Eu te orientar”.
Sensibilidade para compreender o querer de Deus
Percebamos a mão do Pai nos guiando diante de tantos fatos que nos acontecem e mudam nossa decisão. Deus nos sensibiliza para que prestemos atenção ao que Ele nos fala por intermédio dos fatos de nossa vida. Nossa agitação e nossas ocupações soterram a voz de Deus que nos direciona. Quem escuta Sua voz e Lhe obedece adentra no céu. É possível vivermos o Céu na Terra, pois a presença do Senhor antecipa Seu Reino para nós.
O pecador caminha com remorso e vive na irritabilidade o tempo todo. A pessoa que luta contra Deus torna-se insuportável para si mesma. Quem acredita estar fugindo de seus sofrimentos e faz o contrário daquilo que o Senhor manda, vai encontrar sofrimentos muito maiores.
A felicidade está em cumprir a vontade de Deus
O Senhor não nos orienta para nos fazer infelizes, mas sim porque quer o melhor para nós. O filho, quando não obedece, sofre sem necessidade. A vontade do Senhor é uma rocha sólida, na qual edificamos toda nossa casa. Quem obedece a Deus ama sua família e evita motivos para fugir de seu lar.
Só obedecemos a Deus quando O buscamos em oração e apuramos nossos ouvidos para escutá-Lo. Não importam nossos pecados, o Senhor tem poder para refazer nossa história.
Deus, há muito tempo, tem nos mostrado a direção. Não tenhamos medo de seguir os caminhos que Ele nos mostra, mas coragem de obedecer a Sua voz. Se nos unirmos à vontade do Senhor em todas as situações, experimentaremos o Céu.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva