SORRINDO PRA VIDA - 02/03/2016

O Pai nos espera para conosco fazer uma grande festa

O nosso retorno para os braços do Pai é motivo de grande festa

Padre João Marcos, na manhã desta quarta-feira, 2 de março, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, reflete sobre a passagem do filho pródigo e nos convida a olharmos para o nosso estado de vida e questionarmos em qual situação nos encontramos: filho que foi embora, filho mais velho que não aceita a volta do irmão ou o pai que sempre esperou o retorno daquele que partiu?


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Lucas 15,11-24:
“Jesus continuou. “Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá- me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. Quando tinha esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. Então caiu em si e disse: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.”

O pai nos espera para fazer uma grande festa

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Quem eu sou?

Hoje, ao meditarmos a passagem de São Lucas, quando Cristo narra a parábola do Filho Pródigo, em quais das realidades nos identificamos? A do filho mais novo, que pegou tudo, foi embora, viveu uma vida longe do pai, mas caiu em si e resolveu voltar? Somos o filho mais velho, que se revoltou com o pai com a volta do irmão? Ou somos o pai, que aguardava ansiosamente o retorno do filho?

Somos convidados a retornar para os braços do Senhor. A Quaresma nos convida a refletirmos nossas condutas e nossa vida. Façamos um exame de consciência e tomemos a decisão de voltarmos para Deus. O Senhor nos provoca a viver uma radicalidade de vida. Em nossa decisão de voltar, Deus já nos espera de braços abertos para nos acolher.

Decida-se! Volte para os braços do Pai

O que aconteceu com o jovem após a sua volta para a casa do pai? A parábola não diz o que esse jovem fez após essa acolhida, apenas que iniciaram uma grande festa. Porém, não sabemos se ele permaneceu ou foi embora novamente. Em nossa caminhada, no início dela, tudo é muito empolgante; porém, com o tempo, corremos o risco de nos esfriar e querer sair da casa do Pai. Só conseguimos ser íntimos de Deus quando mantemos um diálogo com o Pai.

Filho que não tem um diálogo com o pai não permanece em casa. Dialoguemos com Deus, relacionemo-nos com Ele. Ao rezarmos, há ardor e fervor em nossa oração? Não rezemos apenas por rezar, mas para que tenhamos um relacionamento duradouro com o Pai.

Nossa casa física precisa sempre de limpeza e ajuste; da mesma maneira, nossa casa [coração] também precisa se organizar. Deixemos que Deus coloque as coisas no lugar e, a cada dia, busquemos nossa conversão. Voltemos a Deus com uma disposição dez vezes maior! (cf. Baruc 4,28).

A intimidade junto de Deus

Intensifiquemos nossa vida de oração e intimidade com o Senhor. Reconciliemo-nos também com nosso passado. Aquilo que vivemos está mergulhado na misericórdia divina, e se perdoados por Deus não fiquemos remoendo o que já passou.

Hoje, somos convidados a dar uma resposta ao Senhor e entregar nossa vida a Ele. Uma vez acolhidos por Deus, é possível reescrevermos uma nova história. Uma vez resgatados em Sua misericórdia, recebemos uma nova vida, uma vida em Cristo. Permaneçamos ao lado do Senhor.

Padre João Marcos Polak
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova