SORRINDO PRA VIDA - 29/06/2016

Senhor, cure as feridas da minha negação!

Por vezes, assim como Pedro o fez, negamos Cristo. Hoje, peçamos ao Senhor que cure as feridas de nossa negação

Padre Wagner Ferreira, na manhã desta quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a olharmos para a vida de São Pedro e nos colocarmos no lugar do apóstolo. Em meio às nossas negações, arrependidos e com o coração curado, proclamarmos com a vida: “Senhor tu sabes tudo! Tu sabes que te amo”.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São João 21,15-19:
“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?’ Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Cuida dos meus cordeiros’. E disse-lhe, pela segunda vez: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’. Pedro respondeu: ‘Sim, Senhor, tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta minhas ovelhas’. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’ Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo’. Jesus disse-lhe: ‘Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir’. (Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus.) E acrescentou: ‘Segue-me’”.

Senhor, cure as feridas da minha negação!

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Quando depositamos nossa confiança no amor que Deus tem por nós, o Céu não é apenas um lugar de desejo, mas se torna uma realidade em nossos corações. A fé faz com que o céu se derrame em nossos corações e é essa graça que pedimos ao Senhor, que renove em nós o dom da fé pela graça do Espírito Santo.

O encontro de Cristo com São Pedro se deu às margens do Mar da Galileia, e ali foi lançado o desafio a Simão, para que ele deixasse as redes e seguisse Jesus, deixando de ser pescador de peixes e se tornasse pescador de homens. À beira do mar da Galileia, Pedro iniciou a vocação.

Depois de ter abandonado as redes e se colocado a seguir Jesus, Pedro passa por uma experiência de conhecimento da pessoa de Cristo e amadurecimento de sua fé. Quando Jesus pergunta aos discípulos “E vós, quem dizeis que eu sou?”, Pedro, movido pela fé, proclama que Cristo é o Filho do Deus vivo. A profissão de fé de Pedro é a garantia para que as potências do mal não prevaleçam.

Perto de viver o auge de Sua missão – Paixão, Morte e Ressurreição –, Jesus fala a Pedro que satanás pediu permissão para peneirá-los [os apóstolos] e afirma que Simão o negaria três vezes. Mesmo diante da possibilidade de Pedro negá-Lo três vezes, Jesus não volta atrás de sua escolha e confirma a missão do apóstolo em ser “pedra”.

Depois da Ressurreição, Jesus se encontra novamente com Pedro e lhe faz essa pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. Pedro responde: “Sim, Senhor, Tu sabes que te amo”. Por três vezes, Cristo pergunta ao apóstolo se ele O ama.

Quantas vezes, em nossa caminhada de fé, nós negamos conhecer Jesus? Nossos pecados, que comentemos voluntariamente, é uma manifestação do quanto ainda somos capazes de negar Jesus, de rejeitar o nosso compromisso de fé. Não queiramos perseverar em Deus apenas quando as coisas estão bem. A verdadeira profissão de fé nos leva a uma experiência de perseverança ao Reino de Deus, mesmo que satanás esteja nos peneirando.

Em qual situação se encontra nosso ato de fé e amor a Jesus? Hoje, Cristo nos faz essa pergunta: “Tu me amas?”. É de dentro do coração que deve brotar a resposta.

Rezemos e proclamemos ao Senhor: “Tu sabes tudo, Jesus! Tu sabes que te amo. Apesar de, muitas vezes, eu ter Te negado por causa de meus pecados, neste dia eu permito que a Tua misericórdia cure as feridas da minha negação. Eu creio no Teu amor por mim”.

Pedro, quando jovem, vivia a imaturidade de sua fé, ou seja, vivia a impulsividade, a falsa liberdade, a qual o fez renunciar a Cristo. E quantas vezes nós, movidos por essa imaturidade, renunciamos ao Senhor! Jesus fala: “Quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir”, Cristo não fala a Pedro apenas da idade cronológica, mas sim da maturidade da fé.

Pelo dom do amor a Jesus, que tenhamos a coragem de professar a nossa fé. Se um dia nós O negamos, arrependidos digamos: “Senhor, tu sabes que te amo!”.

Com alegria, bendigamos o nome do Senhor. Pelo dom do amor que cura as feridas da negação, que digamos com a vida: “Tu sabes tudo! Tu sabes que te amo”.

Padre Wagner Ferreira
Sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova